MOOC + apoio síncrono para o ensino de línguas estrangeiras
Explorando uma experiência docente
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.18807Palavras-chave:
Ensino de línguas, Desenho pedagógico, Experiência docenteResumo
Neste artigo apresento minha experiência de idealização, implementação e avaliação do desenho pedagógico MOOC + apoio síncrono. Para uma compreensão do que se constituem os Massive Online Open Courses (MOOCs), discorro brevemente sobre seu histórico e suas características, ressaltando a possibilidade de complementação desse modelo pedagógico de cursos on-line. Abordo o desenho pedagógico a partir de uma experiência piloto com um curso de francês iniciante para graduandos de uma universidade pública. Complemento a explicação sobre a proposta MOOC + apoio síncrono discorrendo sobre duas experiências de replicar o desenho pedagógico em cursos de inglês e de português como língua de acolhimento, quando tive a oportunidade de fazer formação docente. Finalizo com reflexões sobre o continuum no processo na implementação inovadora de um desenho pedagógico que contemple as especificidades linguísticas e questões pedagógicas de apoio, para além do uso das tecnologias digitais.
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