A produção de vídeos na formação inicial de professores em didática da matemática

Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Maria Eliza Brefere Arnoni

Resumo


Neste artigo apresentamos um estudo de caso qualitativo para discutir a criação de vídeos digitais na formação inicial de professores de matemática. O cenário de produção audiovisual é a disciplina Didática da Matemática e a principal temática de discussão dos estudantes é a atividade educativa, com ênfase na Metodologia da Mediação Dialética (M.M.D.). Os estudantes de graduação optaram por uma estrutura narrativa composta por três momentos: (1) exibição textual com fundo musical sobre as fases da atividade educativa e as etapas da M.M.D. (2) apresentação de uma performance musical criada sobre a M.M.D. (3) depoimentos dialógicos/reflexivos dos estudantes sobre o papel didático-pedagógico da M.M.D. na formação e atuação dos professores. Em nossa análise, destacamos o uso das artes e da multimodalidade no processo formativo dos três futuros professores de matemática na narrativa digital produzida. Consideramos que o vídeo criado apresenta aspectos pertinentes no que se refere ao sentido conceitual, emoção e sensação e que o uso de tecnologias digitais voltadas para a produção audiovisual tem grande potencial na prática docente formativa. E, neste aspecto, torna-se relevante explicitar que o processo educativo centrado na M.M.D. é desenvolvido na formação dos licenciandos e, por eles, na formação conceitual dos alunos da escola básica. 


Palavras-chave


Vídeos digitais. Metodologia da mediação dialética. Multimodalidade.

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Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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