A produção de vídeos na formação inicial de professores em didática da matemática

Autores

  • Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva Universidade Estadual Paulista
  • Maria Eliza Brefere Arnoni Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10040

Palavras-chave:

Vídeos digitais. Metodologia da mediação dialética. Multimodalidade.

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo de caso qualitativo para discutir a criação de vídeos digitais na formação inicial de professores de matemática. O cenário de produção audiovisual é a disciplina Didática da Matemática e a principal temática de discussão dos estudantes é a atividade educativa, com ênfase na Metodologia da Mediação Dialética (M.M.D.). Os estudantes de graduação optaram por uma estrutura narrativa composta por três momentos: (1) exibição textual com fundo musical sobre as fases da atividade educativa e as etapas da M.M.D. (2) apresentação de uma performance musical criada sobre a M.M.D. (3) depoimentos dialógicos/reflexivos dos estudantes sobre o papel didático-pedagógico da M.M.D. na formação e atuação dos professores. Em nossa análise, destacamos o uso das artes e da multimodalidade no processo formativo dos três futuros professores de matemática na narrativa digital produzida. Consideramos que o vídeo criado apresenta aspectos pertinentes no que se refere ao sentido conceitual, emoção e sensação e que o uso de tecnologias digitais voltadas para a produção audiovisual tem grande potencial na prática docente formativa. E, neste aspecto, torna-se relevante explicitar que o processo educativo centrado na M.M.D. é desenvolvido na formação dos licenciandos e, por eles, na formação conceitual dos alunos da escola básica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Educação

Maria Eliza Brefere Arnoni, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Educação

Referências

ARNONI, M. E. B. Didática e mediação pedagógica: da Universidade à Escola Básica. Currículos, sistemas de avaliação e práticas avaliativas: da Escola Básica à Universidade. Granville M.A. (org.) Campinas, SP, 2011. p.191-218.

ARNONI, M. E. B. Metodologia da Mediação Dialética na organização da atividade educativa: Educação em Ciências. In: Metodologias e Processos Formativos em Ciências e Matemática. GOIS J. (Org.). Paco Editorial: Jundiai. 2014. ISBN: 978-85-8148-649-9. p.99-119.

ARNONI, M. E. B. Teoria pedagógica da Metodologia da Mediação Dialética: uma abordagem ontológica do processo educativo. In: PERINELLI NETO, H. (Org.). Ensino e teorias: diálogos com a epistemologia e a ontologia. Porto Alegre: Editora FI, no prelo.

BOORSTIN, J. The Hollywood Eye: What makes movies work. New York: Cornelia & Michael Bessie Books, 1990.

BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

BRUNER, J.S. The Culture of Education. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1996.

GADANIDIS, G.; BORBA, M. C. Our lives as performance mathematicians. For the Learning of Mathematics, v. 28, n. 1, p. 44–51, 2008.

LUKÁCS, G. Ontologia do Ser Social - Os Princípios Ontológicos Fundamentais de Marx. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1979.

MARX, K. Manuscritos Econômico-filosóficos. [1844] Tradução de Jesus Ranieri. 1ª reimp. São Paulo, SP: Boitempo, 2006.

SCUCUGLIA, R. R. S. On the nature of students’ digital mathematical performances: when elementary school students produce mathematical multimodal artistic narratives. 1. ed. Saarbrucken, Deutschland: Verlag / Publisher: LAP LAMBERT Academic Publishing, 2012.

SCUCUGLIA, R. R. S. Narrativas Multimodais: a Imagem dos Matemáticos em Performances Matemáticas Digitais. Bolema. Boletim de Educação Matemática (in press), v. 28, n. 49, p. 950–973, 2014.

STAKE, R. Case Studies. Handbook of Qualitative Research. 2a ed. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2000, p. 435–454.

TONET, I. Um novo horizonte para a educação. In: I Congresso de Ontologia do Ser e Educação, IBILCE-UNESP- São José do Rio Preto, nov/dez 2007.

WALSH, M. Multimodal Literacy: Researching classroom practice. Australia: Primary English Teaching Association (e:lit), 2011.

Downloads

Publicado

01/12/2017

Como Citar

SCUCUGLIA RODRIGUES DA SILVA, R.; BREFERE ARNONI, M. E. A produção de vídeos na formação inicial de professores em didática da matemática. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1575–1587, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10040. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10040. Acesso em: 18 abr. 2024.