A produção de vídeos na formação inicial de professores em didática da matemática
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10040Palavras-chave:
Vídeos digitais. Metodologia da mediação dialética. Multimodalidade.Resumo
Neste artigo apresentamos um estudo de caso qualitativo para discutir a criação de vídeos digitais na formação inicial de professores de matemática. O cenário de produção audiovisual é a disciplina Didática da Matemática e a principal temática de discussão dos estudantes é a atividade educativa, com ênfase na Metodologia da Mediação Dialética (M.M.D.). Os estudantes de graduação optaram por uma estrutura narrativa composta por três momentos: (1) exibição textual com fundo musical sobre as fases da atividade educativa e as etapas da M.M.D. (2) apresentação de uma performance musical criada sobre a M.M.D. (3) depoimentos dialógicos/reflexivos dos estudantes sobre o papel didático-pedagógico da M.M.D. na formação e atuação dos professores. Em nossa análise, destacamos o uso das artes e da multimodalidade no processo formativo dos três futuros professores de matemática na narrativa digital produzida. Consideramos que o vídeo criado apresenta aspectos pertinentes no que se refere ao sentido conceitual, emoção e sensação e que o uso de tecnologias digitais voltadas para a produção audiovisual tem grande potencial na prática docente formativa. E, neste aspecto, torna-se relevante explicitar que o processo educativo centrado na M.M.D. é desenvolvido na formação dos licenciandos e, por eles, na formação conceitual dos alunos da escola básica.
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