Algumas características da sistematização de Programas Internacionais Conjuntos de Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14997

Palavras-chave:

Programas internacionais conjuntos, Programas de graduação dupla, Programas de graduação consecutiva, Internacionalização da educação, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo discute a questão da sistematização de programas conjuntos internacionais no ensino superior. Os autores analisam os critérios de diferenciação entre os vários tipos de programas conjuntos internacionais. Em particular, os autores propõem a distinção entre programas internacionais de duplo grau e programas de duplo de grau. Diferentes classificações de programas conjuntos internacionais são substanciadas através da análise da experiência bem sucedida de sua implementação na Rússia e no exterior no contexto da globalização e da integração educacional internacional. O artigo também dá base aos critérios gerais da eficácia da implementação de vários tipos de programas educacionais conjuntos. Conclui-se que a sistematização de programas conjuntos internacionais permitirá evitar a confusão terminológica, e considerando o fato de que tais programas são desenvolvidos e implementados por universidades com diferentes origens de diferentes regiões do mundo, às vezes até mesmo de diferentes sistemas educacionais, esta abordagem simplificará muito a cooperação acadêmica entre universidades de diferentes países no contexto de diferenças culturais e características particulares de diferentes regulamentações legislativas nacionais. Considerando os diferentes tipos de programas internacionais conjuntos e a prática de sua implementação nas universidades, os autores procedem do fato de que todos esses programas representam formas eficazes de criar um único espaço europeu de ensino superior, uma ferramenta importante para a implementação dos princípios do processo de Bolonha. Quanto à tarefa de melhorar a competitividade das universidades que implementam programas conjuntos internacionais, o artigo também identifica os benefícios significativos para os estudantes que adquirem competências profissionais específicas interculturais, comunicativas, bem como interdisciplinares e, respectivamente, vantagens no emprego, tanto em seu próprio país como no exterior.

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Biografia do Autor

Ilnar Damirovich Nizamov, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Chemical Education. Candidate of Chemical Sciences.

Ramis Rafagatovich Nasibullov, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Training and Education Methodology, Institute of Psychology and Education. Candidate of Pedagogy.

Olga Nikolaevna Oleynikova, The National Erasmus+ Office in Russia, Moscow

Professor and Director of the ANO Center for the Study of Vocational Education Problems, National Office of the Erasmus+ Program in Russia, Centre for VET Studies. Doctor of Pedagogy.

Alexander Ivanovich Gorylev, Nizhny Novgorod State University (UNN), Nizhny Novgorod

Associate Professor, Head of the Department of European and International Law and Head of the Center for International Projects and Programs. Candidate of Legal Sciences.

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Publicado

01/03/2021

Como Citar

NIZAMOV, I. D.; NASIBULLOV, R. R.; OLEYNIKOVA, O. N.; GORYLEV, A. I. Algumas características da sistematização de Programas Internacionais Conjuntos de Ensino Superior. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 567–576, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.14997. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14997. Acesso em: 23 dez. 2024.