Algumas características da sistematização de Programas Internacionais Conjuntos de Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14997

Palavras-chave:

Programas internacionais conjuntos, Programas de graduação dupla, Programas de graduação consecutiva, Internacionalização da educação, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo discute a questão da sistematização de programas conjuntos internacionais no ensino superior. Os autores analisam os critérios de diferenciação entre os vários tipos de programas conjuntos internacionais. Em particular, os autores propõem a distinção entre programas internacionais de duplo grau e programas de duplo de grau. Diferentes classificações de programas conjuntos internacionais são substanciadas através da análise da experiência bem sucedida de sua implementação na Rússia e no exterior no contexto da globalização e da integração educacional internacional. O artigo também dá base aos critérios gerais da eficácia da implementação de vários tipos de programas educacionais conjuntos. Conclui-se que a sistematização de programas conjuntos internacionais permitirá evitar a confusão terminológica, e considerando o fato de que tais programas são desenvolvidos e implementados por universidades com diferentes origens de diferentes regiões do mundo, às vezes até mesmo de diferentes sistemas educacionais, esta abordagem simplificará muito a cooperação acadêmica entre universidades de diferentes países no contexto de diferenças culturais e características particulares de diferentes regulamentações legislativas nacionais. Considerando os diferentes tipos de programas internacionais conjuntos e a prática de sua implementação nas universidades, os autores procedem do fato de que todos esses programas representam formas eficazes de criar um único espaço europeu de ensino superior, uma ferramenta importante para a implementação dos princípios do processo de Bolonha. Quanto à tarefa de melhorar a competitividade das universidades que implementam programas conjuntos internacionais, o artigo também identifica os benefícios significativos para os estudantes que adquirem competências profissionais específicas interculturais, comunicativas, bem como interdisciplinares e, respectivamente, vantagens no emprego, tanto em seu próprio país como no exterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilnar Damirovich Nizamov, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Chemical Education. Candidate of Chemical Sciences.

Ramis Rafagatovich Nasibullov, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Training and Education Methodology, Institute of Psychology and Education. Candidate of Pedagogy.

Olga Nikolaevna Oleynikova, The National Erasmus+ Office in Russia, Moscow

Professor and Director of the ANO Center for the Study of Vocational Education Problems, National Office of the Erasmus+ Program in Russia, Centre for VET Studies. Doctor of Pedagogy.

Alexander Ivanovich Gorylev, Nizhny Novgorod State University (UNN), Nizhny Novgorod

Associate Professor, Head of the Department of European and International Law and Head of the Center for International Projects and Programs. Candidate of Legal Sciences.

Referências

ASGARY, N. Patricia foster benefits and challenges of dual degree programmes: case of EU and the United States. 2013. Available: https://www.joiman.eu/ProjectResults/PublicDeliverables/Papers/MASTER_Benefits%20and%20Challenges%20of%20Dual%20Degree%20Programmes_Case%20of%20EU%20and%20United%20States_Asgary-Foster.pdf. Access: 10 dec. 2020.

GORYLEV, A. I.; KUZNETSOVA, S. N. Joint educational programmes as an instrument of internationalization (the example of the Faculty of Law of Lobachevsky University). Bulletin of the Lobachevsky State University of Nizhny Novgorod.Series: SocialSciences, v. 1, n. 45, p. 150-155, 2017.

KNIGHT, J. Doubts and dilemmas with double degree programs. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 8, n. 2, p. 297-312, 2011.

KOSMODEMYANSKAYA, S.; NIZAMOV, I.; YARULLIN, I. Information and educational environment in the system of practices of the future teacher of chemistry. QUID: Investigación, Ciencia y Tecnología, n. 1, p. 373-378, 2017.

MASLENNIKOVA, V. S.; TREGUBOVA, T. M.; KHUZIAKHMETOV, A. N. Theoretical and Methodological Problems of Developing Educational Innovations. Modern Journal of Language Teaching Methods, v. 7, n. 9/2, p. 63-71, 2017.

MASLENNIKOVA, V. S.; TREGUBOVA, T. M.; KHUZIAKHMETOV, A. N.; NASIBULLOV, R. R. The Problem of Innovative Development of The Modern Professional Education in Russia. The European Proceedings of Social & Behavioral Sciences EpSBS, р. 508-517, 2017.

MUKHAMETZYANOVA, F.; TREGUBOVA, T.; KAMALEEVA, A. International experience as resource for improvement of multi-cultural teacher education in Russia. The European Proceedings of Social & Behavioral Sciences EpSBS, p. 568-573, 2017.

NASIBULLOVA, G. R.; SALAKHOVA, R. I. Representation of beauty in English, Russian and Tatar linguocultures (on the material proverbs). Modern journal of language teaching methods, p. 45-49, 2016.

OLEYNIKOVA, O.N. Joint programmes of higher education as a factor of internationalization and increasing the efficiency of programmes. Bulletin of the Sholokhov Moscow State University for Humanities. Pedagogy and Psychology, n. 2, p. 69-79, 2014.

PORTUGAL. Joint Convention of the Council of Europe and UNESCO on recognition. Lisbon. Available: http://www.russianenic.ru/int/lisbon/index.html. Access: 10 dec. 2020.

RUSSELL, A. W.; DOLNICAR, S.; AYOUB, M. Double degrees: double the trouble or twice the return? Higher Education, v. 55, n. 5, p. 575-591, 2008.

TAUCH, C.; RAUHVARGERS, A. Survey on master’ degrees and joint degrees in Europe. 2002.

UNITED KINGDOM. Joint degree programme with the University of Nottingham Trent. 2011. Available: http://www.iee.unn.ru/files/2016/10/buklet-dlya-sajta.pdf. Access: 10 dec. 2020.

Publicado

01/03/2021

Como Citar

NIZAMOV, I. D.; NASIBULLOV, R. R.; OLEYNIKOVA, O. N.; GORYLEV, A. I. Algumas características da sistematização de Programas Internacionais Conjuntos de Ensino Superior. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 567–576, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.14997. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14997. Acesso em: 24 abr. 2024.