Algumas características da sistematização de Programas Internacionais Conjuntos de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14997Palavras-chave:
Programas internacionais conjuntos, Programas de graduação dupla, Programas de graduação consecutiva, Internacionalização da educação, InterdisciplinaridadeResumo
Este artigo discute a questão da sistematização de programas conjuntos internacionais no ensino superior. Os autores analisam os critérios de diferenciação entre os vários tipos de programas conjuntos internacionais. Em particular, os autores propõem a distinção entre programas internacionais de duplo grau e programas de duplo de grau. Diferentes classificações de programas conjuntos internacionais são substanciadas através da análise da experiência bem sucedida de sua implementação na Rússia e no exterior no contexto da globalização e da integração educacional internacional. O artigo também dá base aos critérios gerais da eficácia da implementação de vários tipos de programas educacionais conjuntos. Conclui-se que a sistematização de programas conjuntos internacionais permitirá evitar a confusão terminológica, e considerando o fato de que tais programas são desenvolvidos e implementados por universidades com diferentes origens de diferentes regiões do mundo, às vezes até mesmo de diferentes sistemas educacionais, esta abordagem simplificará muito a cooperação acadêmica entre universidades de diferentes países no contexto de diferenças culturais e características particulares de diferentes regulamentações legislativas nacionais. Considerando os diferentes tipos de programas internacionais conjuntos e a prática de sua implementação nas universidades, os autores procedem do fato de que todos esses programas representam formas eficazes de criar um único espaço europeu de ensino superior, uma ferramenta importante para a implementação dos princípios do processo de Bolonha. Quanto à tarefa de melhorar a competitividade das universidades que implementam programas conjuntos internacionais, o artigo também identifica os benefícios significativos para os estudantes que adquirem competências profissionais específicas interculturais, comunicativas, bem como interdisciplinares e, respectivamente, vantagens no emprego, tanto em seu próprio país como no exterior.
Downloads
Referências
ASGARY, N. Patricia foster benefits and challenges of dual degree programmes: case of EU and the United States. 2013. Available: https://www.joiman.eu/ProjectResults/PublicDeliverables/Papers/MASTER_Benefits%20and%20Challenges%20of%20Dual%20Degree%20Programmes_Case%20of%20EU%20and%20United%20States_Asgary-Foster.pdf. Access: 10 dec. 2020.
GORYLEV, A. I.; KUZNETSOVA, S. N. Joint educational programmes as an instrument of internationalization (the example of the Faculty of Law of Lobachevsky University). Bulletin of the Lobachevsky State University of Nizhny Novgorod.Series: SocialSciences, v. 1, n. 45, p. 150-155, 2017.
KNIGHT, J. Doubts and dilemmas with double degree programs. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 8, n. 2, p. 297-312, 2011.
KOSMODEMYANSKAYA, S.; NIZAMOV, I.; YARULLIN, I. Information and educational environment in the system of practices of the future teacher of chemistry. QUID: Investigación, Ciencia y Tecnología, n. 1, p. 373-378, 2017.
MASLENNIKOVA, V. S.; TREGUBOVA, T. M.; KHUZIAKHMETOV, A. N. Theoretical and Methodological Problems of Developing Educational Innovations. Modern Journal of Language Teaching Methods, v. 7, n. 9/2, p. 63-71, 2017.
MASLENNIKOVA, V. S.; TREGUBOVA, T. M.; KHUZIAKHMETOV, A. N.; NASIBULLOV, R. R. The Problem of Innovative Development of The Modern Professional Education in Russia. The European Proceedings of Social & Behavioral Sciences EpSBS, р. 508-517, 2017.
MUKHAMETZYANOVA, F.; TREGUBOVA, T.; KAMALEEVA, A. International experience as resource for improvement of multi-cultural teacher education in Russia. The European Proceedings of Social & Behavioral Sciences EpSBS, p. 568-573, 2017.
NASIBULLOVA, G. R.; SALAKHOVA, R. I. Representation of beauty in English, Russian and Tatar linguocultures (on the material proverbs). Modern journal of language teaching methods, p. 45-49, 2016.
OLEYNIKOVA, O.N. Joint programmes of higher education as a factor of internationalization and increasing the efficiency of programmes. Bulletin of the Sholokhov Moscow State University for Humanities. Pedagogy and Psychology, n. 2, p. 69-79, 2014.
PORTUGAL. Joint Convention of the Council of Europe and UNESCO on recognition. Lisbon. Available: http://www.russianenic.ru/int/lisbon/index.html. Access: 10 dec. 2020.
RUSSELL, A. W.; DOLNICAR, S.; AYOUB, M. Double degrees: double the trouble or twice the return? Higher Education, v. 55, n. 5, p. 575-591, 2008.
TAUCH, C.; RAUHVARGERS, A. Survey on master’ degrees and joint degrees in Europe. 2002.
UNITED KINGDOM. Joint degree programme with the University of Nottingham Trent. 2011. Available: http://www.iee.unn.ru/files/2016/10/buklet-dlya-sajta.pdf. Access: 10 dec. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.