Estudo experimental do desenvolvimento vocabulário de crianças pré-escolares mais velhas ao conhecerem profissões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.3.15597

Palavras-chave:

Conhecimento das crianças, Idade pré-escolar, Enriquecimento de vocabulário, Educação

Resumo

O artigo destaca as características da familiaridade de crianças pré-escolares mais velhas com as atividades profissionais de adultos. As bases teóricas e metodológicas do problema pesquisado são generalizadas. Os componentes estruturais da formação das ideias dos pré-escolares sobre as profissões são destacados. Os resultados de um estudo piloto para determinar o nível de familiaridade de crianças pré-escolares mais velhas com as profissões de adultos são apresentados. Verifica-se a influência do local de residência na profundidade do conhecimento das crianças sobre a atividade profissional. Revela-se que crianças pré-escolares mais velhas entendem o significado das palavras que caracterizam a atividade profissional dos adultos, mas raramente as utilizam em sua fala ativa. Afirma-se que as crianças das áreas urbanas estão mais familiarizadas com as profissões que surgiram nos últimos anos (esteticista, blogueira, confeiteira, gerente, cinegrafista, fotógrafo, caixa, presidente e taxista), mas ignoram as profissões agrícolas e de chão de fábrica. Os pré-escolares de áreas rurais são mais inclinados a profissões relacionadas à tecnologia e à agricultura. A influência do gênero nas preferências das crianças para escolher uma determinada profissão é analisada. Observa-se que as meninas preferem profissões relacionadas ao cuidado, serviço (médico, cozinheiro, cabeleireiro e veterinário), para os meninos as profissões mais desejáveis são heroicas, corajosas e profissionais (policial, bombeiro e motorista). Conclui-se que as profissões bem conhecidas das crianças no século 20 quase não são conhecidas pelas crianças modernas (astronauta e carteiro).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olena Hnizdilova, Poltava V. G. Korolenko National Pedagogical University (PNPU), Poltava – Ukraine

Professor of the Department of Preschool Education. Doctor of Pedagogical Sciences.

Yulia Lukashova, Poltava V. G. Korolenko National Pedagogical University (PNPU), Poltava – Ukraine

Postgraduate of the Department of Preschool Education.

Svetlana Bursova, Poltava V. G. Korolenko National Pedagogical University (PNPU), Poltava – Ukraine

Senior Lecturer of the Department of Preschool Education.

Nataliia Yudina, Poltava V. G. Korolenko National Pedagogical University (PNPU), Poltava – Ukraine

Associate Professor of the Department of Psychology. Ph.D. in Psychology.

Olha Hryshko, Poltava V. G. Korolenko National Pedagogical University (PNPU), Poltava – Ukraine

Associate Professor of the Department of Preschool Education. Ph.D. in Pedagogics.

Referências

ANTONOVA, M. V.; GRISHNJAEVA, I. V. Early career guidance as an element of socio-communicative and cognitive development of preschool children. Modern high technology, 2, 93–96, 2017.

CHIHIRINA, O. V. Forms of vocational guidance work in the conditions of PEI. Preschool educational institution, 3,3–30, 2011.

CONEWAY, В.; HWANG, S., GOODRICH, J.; KIM, L.; EGBERT, E. Planting the Seeds of College and Career Readiness in Preschool. Journal of Applied Research on Children. Journal of Applied Research on Children: Informing Policy for Children at Risk. 2020. Available: https://digitalcommons.library.tmc.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1411&context=childrenatrisk.

DONCHENKO, V. I.; ZHAMARDIY, V. O.; SHKOLA, O. М.; KABATSKA, O. V.; FOMENKO, V. H. Health-saving Competencies in Physical Education of Students. Wiadomości Lekarskie, Тom LXXIII, 1, 145–150, 2020.

GRIBAN, G.; PRONTENKO, K.; ZHAMARDIY, V.; TKACHENKO, P.; KRUK, M.; KOSTYUK, Y.; ZHUKOVSKYI, Y. Professional Stages of a Physical Education Teacher as Determined Using Fitness Technologies. Journal of Physical Education and Sport, 18 (2), 565–569, 2018.

GUILFOYLE, C. For college and career success, start with preschool. Policy Priorities, 19(4), 1–7, 2013.

HNIZDILOVA, O.; LUKASHOVA, YU. Preschoolers’ career guidance by means of didactic games. Pedagogical sciences, 75 83, 2020.

HNIZDILOVA, O.; LUKASHOVA, YU. The use of cartoons in the early career guidance of preschoolers. Humanization of the educational process, 1(99), 214–225, 2020.

KONONETS, N.; GRYNOVA, M.; ZHAMARDIY, V.; MAMON, O.; LIULKA, H. Problems of Implementation of The System of Resource-Based Learning of Future Teachers of Physical Culture. International Journal of Applied Exercise Physiology, 9 (12), 50–60, 2020.

KORNOSENKO, O.; DENYSOVETS, T.; DANYSKO, O.; SYNYTSYA, S.; VOLOSHKO, L.; ZHAMARDIY, V.; DONCHENKO, V.; SHKOLA, O.; PRYSTYNSKYI, V.; OTRAVENKO, O. System of Preparation of Future Fitness Coaches’ for Health-Improving Activity in the Conditions of Rehabilitation Establishments. International Journal of Applied Exercise Physiology, 9 (8), 33–41, 2020.

LOHINOVA, V. Formation of an idea of the work of adults. Preschool education,10, 56–63, 1978.

MAKEEVA, G. The formation of ideas about the work of adults. Preschool education, 2, 83–85, 1989.

SHKOLA, O.; GRIBAN, G.; PRONTENKO, K.; FOMENKO, O.; ZHAMARDIY, V.; BONDARENKO, V.; BEZPALIY, S.; ANDREYCHUK, V.; TKACHENKO, P.; BLOSHCHYNSKY, I.; ZHUKOVSKYI, Y.; NOVITSKA, I. Formation of Valuable Orientations in Youth during Physical Training. International Journal of Applied Exercise Physiology, 8(3.1), 264–272, 2019.

SHKOLA, O.; ZHAMARDIY, V.; SAIENKO, V.; TOLCHIEVA, H.; POLULIASHCHENKO, I. The Structure Model of Methodical System Usage Fitness-Technology in Student Physical Education. International Journal of Applied Exercise Physiology, 9 (10), 89–96, 2020.

YERSHOVA, I. V. Organization of early vocational guidance for preschoolers. Field of knowledge, 1, 32–33, 2013.

ZHAMARDIY, V. O.; DONCHENKO, V. I.; YEMETS, A. V.; SKRINNIK, Y. O. Physical Development by Means of Fitness Technologies as One of General Aspects of Student’s Health. Wiadomości Lekarskie. Тom LXXII, nr 5 cz II, 1074–1078; 2019.

ZHAMARDIY, V.; GRIBAN, G.; SHKOLA, O.; FOMENKO, O.; KHRYSTENKO, D.; DIKHTIARENKO, Z.; YEROMENKO, E.; LYTVYNENKO, A.; TERENTIEVA, N.; OTRAVENKO, O.; SAMOKISH, I.; HUSAREVYCH, O.; BLOSHCHYNSKYI, I. Methodical System of Using Fitness Technologies in Physical Education of Students. International Journal of Applied Exercise Physiology, 9 (5), 27–34, 2020.

ZHAMARDIY, V.; SHKOLA, O.; BEZPALIY, S.; KALYNOVSKYI, B.; VASYLENKO, O.; IVANOCHKO, I.; DOVGAN, N.; MALYNSKYI, I.; DANYLENKO, O.; GRIBAN, G.; PRONTENKO, K. Modern Fitness Technologies in the Physical Education of Students. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores. Año: VII, Número: Edición Especial, Artículo no.: 81. Período : Noviembre, 2019.

ZHAMARDIY, V.; SHKOLA, O.; BOICHENKO, A.; PRYSTYNSKYI, V.; KORNOSENKO, O.; DMYTRENKO, K.; KABATSKA, O.; STAROSELSKA, Y.; HORDIIENKO, O.; POSTOVA, S. Dynamics of Physical Fitness of Students during Powerlifting Classes. International Journal of Applied Exercise Physiology, 9 (9), 49–60, 2020.

ZHAMARDIY, V. O.; SHKOLA, O. М.; OKHRIMENKO, I. M.; STRELCHENKO, O. G.; ALOSHYNA, A. I.; OPANASIUK, F. H.; GRIBAN, G. P.; YAHODZINSKYI, V. P.; MOZOLEV, O. M.; PRONTENKO, K. V. Checking of the Methodical System Efficiency of Fitness Technologies Application in Students’ Physical Education. Wiadomości Lekarskie, Тom LXXIII, nr 2, 332–341, 2020.

ZHAMARDIY, V.; SHKOLA, O.; OTRAVENKO, O.; MOMOT, O.; ANDREIEVA, M.; ANDRIEIEVA, O.; MUDRYK, V.; SLUSAREV, V.; BROSLAVSKA, H.; PUTIATINA, G. Dynamics of the Functional State of Students in the Process of Powerlifting in Higher Education. International Journal of Applied Exercise Physiology, 9(10), 24–35, 2020.

ZHAMARDIY, V.; SHKOLA, O.; SAIENKO, V.; TOLCHIEVA, H. Model of Pedagogical System for Teaching Students Motor Actions in Powerlifting. International Journal of Applied Exercise Physiology, 9(12), 76–85, 2020.

ZHAMARDIY, V.; SHKOLA, O.; TOLCHIEVA, H.; SAIENKO, V. Fitness Technologies in the System of Physical Qualities Development by Young Students. Journal of Physical Education and Sport, 20 (1), 142–149, 2020.

ZHAMARDIY, V.; SHKOLA, O.; ULIANOVA, V.; BILOSTOTSKA, O.; OKHRIMENKO, I.; OKHRIMENKO, S.; GRIBAN, G.; PRONTENKO, K.; BLOSHCHYNSKYI, I. Influence of Fitness Technologies on the Student Youth’s Physical Qualities Development. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores. Año: VII, Número: Edición Especial, Artículo no.: 49. Período : Octubre, 2019.

Publicado

01/08/2021

Como Citar

HNIZDILOVA, O.; LUKASHOVA, Y.; BURSOVA, S.; YUDINA, N.; HRYSHKO, O. Estudo experimental do desenvolvimento vocabulário de crianças pré-escolares mais velhas ao conhecerem profissões. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.3, p. 1860–1873, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.3.15597. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15597. Acesso em: 24 maio. 2022.