Além do discurso da pós-verdade

Algumas reflexões sobre a ideia de falsas notícias com base na linguística de corpus (uma análise educacional)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.1.16508

Palavras-chave:

Fake News, Educação em jornalismo, Pós-verdade, Linguística de Corpus, Meios de comunicação

Resumo

Este estudo busca ir além do discurso da pós-verdade: algumas reflexões sobre a ideia de fake news a partir da linguística de corpus (uma análise educacional). Este artigo ilustra como nos enganamos ao tentar entender fake news por meio da noção de uma sociedade pós-verdade. Argumentamos que tanto os conceitos de fake news quanto de pós-verdade não são uma aberração para a história das práticas de mídia e nem são de origens contemporâneas. Eles são uma parte intrincada das práticas discursivas nas quais a mídia como instituição se engaja. O artigo baseia-se na abordagem de Foucault às práticas discursivas e aplica uma estrutura meta-discursiva para traçar a genealogia da pós-verdade e das fake news em um contexto indiano. O artigo também oferece uma reflexão crítica sobre algumas das principais estratégias para conter e combater fake news. Por exemplo, alfabetização midiática e abordagens linguísticas, como linguística de corpus para detectar fake news.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maanvender Singh, SRM University, Andhra Pradesh – India

Assistant Professor, Department of History.

Ugen Bhutia, SRM University, Andhra Pradesh – India

Assistant Professor, Department of Journalism.

Deep Moni Gogoi, Amity University, Noida-Uttar Pradesh – India

Assistant Professor, Amity School of Communication.

Referências

BALL, J. Post Truth: How Bulshit Conquered the World. London: Biteback Publishing, 2017.

BHASKARAN, H.; MISHRA, H.; NAIR, P. Contextualizing Fake News in Post-Truth Era: Journalism Education in India. Asia Pacific Media Educator, v. 27, n. 1, p. 41–50, 2017. DOI: 10.1177/1326365X17702277

BHASKARAN, H.; MISHRA, H.; NAIR, P. (Journalism Education in Post-Truth Era: Pedagogical Approaches Based on Indian Journalism Students’ Perception of Fake News. Journalism & Mass Communication Educator, v. 74, n. 2, p. 158–170, 2019.

CONCHA, P. Macron: We must fight ‘ever-growing virus of fake news’. The Hill, 25 Abr. 2018. Available: https://thehill.com/homenews/media/384820-macron-we-must-fight-ever-growing-virus-of-fake-news/. Access: 22 Oct. 2021.

CORNER, J. Fake news, post-truth and media–political change. Media, Culture & Society, v. 39, n. 7, p. 1100–1107, 2017.

CROUCH, C. Post- democracy. Polity Books, Cambridge, 2004.

LEVINSON, P. Fake News in Real Context, Middletown, D.E: Connected Editions, 2017.

JOHAN, F.; JANNICK, S. Post- Truth, Fake News and Democracy: Mapping the Politics of Falsehood. Routledge, 2019.

FARKAS, J.; SCHOU, J. Post-Truth Discourses and their Limits: A Democratic Crisis? In: Disinformation and Digital Media as a Challenge for Democracy. 1. ed. 2020. p. 103–126.

HARJUNIEMI, T. Post-truth, fake news and the liberal ‘regime of truth’ – The double movement between Lippmann and Hayek. European Journal of Communication, v. 8, p. 169-177, 2021.

HERMAN, E. S. Manufacturing Consent: The Political Economy of the Mass Media. New York: Pantheon Books, 1988.

JONATHAN, R. Brexit, Trump, and Post-Truth Politics, Public Integrity, v. 19, n. 6, p. 555-558, 2018. DOI: 10.1080/10999922.2017.1285540

JONES-JANG, S. M.; MORTENSEN, T.; LIU, J. Does Media Literacy Help Identification of Fake News? Information Literacy Helps, but Other Literacies Don’t. American Behavioral Scientist, v. 65, n. 2, p. 371–388, 2021.

KRASNI, J. How to hijack a discourse? Reflections on the concepts of post-truth and fake news. Humanit Soc Sci Commun, v. 7, n. 32, 2020.

ANCONA, M. D’. Post Truth: the new war on truth how to fight back. UK: Random House, 2017.

PETERS, M. A. Truth and truth-telling in the age of Trump, Educational Philosophy and Theory, v. 50, n. 11, p. 1001-1007, 2018.

RABIN-HAVT, A. Lies, incorporated: The world of post-truth politics. New York: Anchor Books, 2016.

RASHKIN, H.; CHOI, E.; JANG, J. Y.; VOLKOVA, S.; CHOI, Y. Truth of varying shades: Analyzing language in fake news and political fact-checking, 2017.

RICHARDSON, N. Fake News and Journalism Education. Asia Pacific Media Educator, v. 27, n. 1, p. 1–9, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1326365X17702268

SAINATH, P. Reaping Gold through Cotton, and Newsprint. The Hindu, 2012. Available: https://www.thehindu.com/opinion/columns/sainath/reaping-gold-through-cotton-and-newsprint/article3401466.ece. Access: 22 Oct. 2021.

TIWARI, A. Indian media is an upper caste fortress, suggests report on caste representation. Newslaundry, 2019. Available: https://www.newslaundry.com/2019/08/02/caste-representation-indian-newsrooms-report-media-rumble-oxfam-india

WILSON, S. Pre-truth, post-truth and the present: jacques lacan and the real horror of contemporary knowledge. In: OVERELL, R.; NICHOLLS, B. (Eds.). Post-Truth and the Mediation of Reality. Palgrave Macmillan, Cham, 2019.

Publicado

31/03/2022

Como Citar

SINGH, M.; BHUTIA, . U.; MONI GOGOI, . D. Além do discurso da pós-verdade: Algumas reflexões sobre a ideia de falsas notícias com base na linguística de corpus (uma análise educacional). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.1, p. e022032, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.1.16508. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16508. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos