Mudanças na perspectiva de futuro dos estudantes universitários
Uma comparação de medidas coletadas antes e durante a Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.1.16509Palavras-chave:
Covid-19, Educação à distância, Pós-verdade, Perspectiva para o futuroResumo
A Pandemia do Covid-19 afetou negativamente os sistemas de ensino em todo o mundo e, para controlar sua disseminação, países e governos estaduais iniciaram o fechamento de escolas e faculdades. O fechamento das universidades teve vários efeitos na aprendizagem dos alunos e em seus planos para o futuro. O presente estudo teve como objetivo examinar as diferenças da perspectiva de tempo futuro dos estudantes universitários entre as medições feitas antes e durante a Covid-19. O estudo foi desenhado como um estudo longitudinal e 80 estudantes universitários da escola de educação física e esportes da Universidade Hatay Mustafa Kemal constituíram a amostra do estudo. Os dados de pré-teste e pós-teste foram coletados com a versão turca da escala de perspectiva de tempo futuro de Husman e Shell (2008). O teste t de amostras pareadas foi usado para analisar as diferenças entre os escores do pré-teste e do pós-teste. De acordo com os resultados analisados, os resultados pós-teste aumentaram significativamente no fator de conectividade para o sexo masculino e no fator de valência para o sexo feminino.
Downloads
Referências
AKTAŞ, Ö. et al. Covid-19 virüsünden kaynaklanan izolasyon günlerinde spor bilimleri öğrencilerinin uzaktan eğitime karşi tutumlari. Sivas Cumhuriyet Üniversitesi Spor Bilimleri Dergisi, v. 1, n. 1, p. 1-9, 2020.
ALTUN EKIZ, M. The views of physical education and sports school students about distance education in the quarantine period (A qualitatıve research). Journal of Sport and Recreation Researches, v. 2, p. 1-13, 2020.
AVCI, S.; ERDEN, M. Gelecek zaman algısı ölçeği'nin Türkçe formunun geçerlik ve güvenirlik çalışması. Çukurova Üniversitesi Eğitim Fakültesi Dergisi, v. 3, n. 37, p. 1-12, 2009.
BLUMENTHAL, D. et al. Covid-19-implications for the health care system. New England Journal of Medicine, v. 383, n. 15, p. 1483-1488, 2020.
CARSTENSEN, L. L.; ISAACOWITZ, D. M.; CHARLES, S. T. Taking time seriously: a theory of socioemotional selectivity. Am. Psychol., v. 54, p. 165–181, 1999. DOI: 10.1037/0003-066X.54.3.165
CORSO, M. J. et al. Where student, teacher, and content meet: student engagement in the secondary school classroom. American Secondary Education, v. 41, n. 3, p. 50-61, 2013.
DALLI, M.; PEKEL, A. Examination of future time perception levels and time management behaviours of the students in the faculties of sports sciences by certain variables. Journal of Human Sciences, v. 14, n. 2, p. 1420-1434, 2017.
DANIEL, J. Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, v. 49, n. 1, p. 91-96, 2020.
GUAN, W. J. et al. Clinical characteristics of coronavirus disease 2019 in China. New England Journal of Medicine, v. 382, p. 1708-1720, 2020. DOI: 10.1056 /NEJMoa2002032
HALEEM, A.; JAVAID, M.; VAISHYA, R. Effects of COVID-19 pandemic in daily life. Current Medicine Research and Practice, v. 10(2), p. 78-79, 2020.
HARMANDAR DEMIREL, D.; SERDAR, E.; DEMIREL, M. The Relationship between future time perception and optimism: an example of physical education and sports school students. International Journal of Applied Exercise Physiology, v. 9, n. 8, p. 109-116, 2020.
HUSMAN, J.; SHELL, D. F. Beliefs and perceptions about the future: a measurement of future time perspective. Learning and Individual Differences, v. 18, n. 2, p. 166-175, 2008.
HUSMAN, J.; HILPERT, J. C.; BREM, S. K. Future time perspective connectedness to a career: the contextual effects of classroom knowledge building. Psychologica Belgica, v. 56, n. 3, p. 210-225, 2016. DOI: https://doi.org/10.5334/pb.282
ÖZDOĞAN, A. Ç.; BERKANT, H. G. Covid-19 pandemi dönemindeki uzaktan eğitime ilişkin paydaş görüşlerinin incelenmesi. Milli Eğitim Dergisi, v. 49, n. 1, p. 13-43, 2020.
RABINOVICH, A.; MORTON, T.; POSTMES, T. Time perspective and attitude‐behaviour consistency in future‐oriented behaviours. British Journal of Social Psychology, v. 49, n. 1, p. 69-89, 2010.
RENU, K.; PRASANNA, P. L.; GOPALAKRISHNAN, A. V. Coronaviruses pathogenesis, comorbidities and multi-organ damage–A review. Life Sciences, v. 255, 117839, 2020.
RODRIGUEZ, M.; CRESPO, I.; OLMEDILLAS, H. Exercising in times of COVID-19: what do experts recommend doing within four walls?. Revista Espanola de Cardiologia, v. 73, n. 7, p. 527–529, 2020. DOI: 10.1016/j.rec.2020.04.001
SCHUITEMA, J.; PEETSMA, T.; VAN DER VEEN, I. Enhancing student motivation: a longitudinal intervention study based on future time perspective theory. The Journal of Educational Research, v. 107, n. 6, p. 467-481, 2014. DOI: 10.1080/00220671.2013.836467
SIMONS, J.; VANSTEENKISTE, M.; LENS, W.; LACANTE, M. Placing motivation and future time perspective theory in a temporal perspective. Educational Psychology Review, v. 16, n. 2, p. 121-139, 2004.
USTUN, U. D. Future time perspective and reduction in motivation for recreation department students in Turkey. Journal of Educational Issues, v. 4, n. 2, p. 27-35, 2018. DOI: 10.5296/jei.v4i2.13618
WALKER, T. L.; TRACEY, T. J. G. The role of future time perspective in career decision making. Journal of Vocational Behavior, v. 81, p. 150–158, 2012.
WANG, D. et al. Clinical characteristics of 138 hospitalized patients with 2019 novel coronavirus–infected pneumonia in Wuhan, China. JAMA, v. 323, n. 11, p. 1061–1069, 2020. DOI: 10.1001/jama.2020.1585
WEISS, M. et al. D. Global economic effects of COVID-19. Congressional Research Service, 2020.
WELLS, C. R. et al. Impact of international travel and border control measures on the global spread of the novel 2019 coronavirus outbreak. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 117, n. 13, p. 7504-7509, 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease (COVID-2019): situation report-54. Available: https://covid19.who.int/. Access: 24 Apr. 2020.
YILDIZ, M.; ŞEKERCI, T.; KIRTEPE, A. Spor bilimleri fakültesi öğrencilerinin gelecek zaman algı düzeylerinin incelenmesi. Gaziantep Üniversitesi Spor Bilimleri Dergisi, v. 5, n. 3, p. 255-262, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.