A empatia - A capacidade de iluminar as relações interpessoais

Um estudo entre crianças de escolas públicas paulistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.3.16958

Palavras-chave:

Empatia, Crianças, Ambiente solidário, Convivência ética

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa descritiva que contou com a participação de crianças, estudantes de duas diretorias da rede de ensino público estadual paulista: a DRE “Leste 3” na região metropolitana de São Paulo, com 824 respondentes, e a DRE de Taquaritinga, no interior paulista, com 225 crianças que responderam à pesquisa, totalizando 1049 participantes. O objetivo foi identificar os níveis de empatia apontados por estudantes dos anos iniciais. Para isso, utilizamos um questionário com perguntas fechadas, dividido em duas partes: na primeira, contendo 13 perguntas, buscamos identificar o perfil do estudante e, na segunda, com oito questões, objetivamos visualizar os níveis de empatia. O questionário foi construído por membros do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral a partir da literatura atual. As alunas e os alunos responderam de maneira online, por meio de um formulário do Google Forms. Os resultados indicaram o quanto as crianças sinalizam conseguirem se sensibilizar com o sentimento dos colegas e mostra que o autocontrole ainda está em construção nesta etapa do desenvolvimento entre as crianças participantes da investigação.

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Biografia do Autor

Larissa Di Genova Boni, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Mestrado em Educação Escolar.

Fernanda Issa de Barros Farhat, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Mestranda em Educação Escolar.

Cecília Beatriz Moreno, Universidad Católica Argentina (UCA), Mendoza – Argentina

 Professor Pesquisador do Programa de Pesquisa em Psicologia. Doutoranda em Psicologia (UNSL).

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

BONI, L. D. G. .; FARHAT, F. I. de B. .; MORENO, C. B. . A empatia - A capacidade de iluminar as relações interpessoais: Um estudo entre crianças de escolas públicas paulistas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.3, p. e022098, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.3.16958. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16958. Acesso em: 6 dez. 2024.