A influência do aconselhamento no desempenho acadêmico de estudantes de graduação
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.7.17388Palavras-chave:
Aconselhamento, Educação, Orientação, Alunos de graduação, Desempenho acadêmicoResumo
Para estudantes de graduação, a educação desempenha um papel importante no desenvolvimento de habilidades, como aptidões e habilidades cognitivas. O objetivo deste estudo foi examinar a influência das experiências de aconselhamento de graduandos em seu desempenho acadêmico. O teste t e as estatísticas ANOVA foram usados para testar as hipóteses em um nível alfa de significância de 0,05. Os dados coletados com o auxílio do questionário de pesquisa foram analisados com o auxílio do Statistical Package. Este estudo fará uso da coleta de dados na forma de aplicação de questionário para determinar como o aconselhamento influenciou o desempenho acadêmico dos alunos. O resultado do estudo mostrou que 181 participantes de 262 disseram que já haviam experimentado aconselhamento antes, 159 deles mencionaram que seu desempenho acadêmico melhorou após o aconselhamento. O resultado do estudo também mostrou que a maioria dos participantes só vai para aconselhamento anualmente.
Downloads
Referências
BLAZAR, D.; KRAFT, M. A. Teacher and teaching effects on students’ attitudes and behaviors. Educational evaluation and policy analysis, v. 39, n. 1, p. 146-170, 2017.
BOLU-STEVE, F.; OREDUGBA, O. O. Influence of Counselling Services on Perceived Academic Performance of Secondary School Students in Lagos State. International Journal of Instruction, v. 10, n. 2, p. 211-228, 2017.
DARLING-HAMMOND, L. et al. Implications for educational practice of the science of learning and development. Applied Developmental Science, v. 24, n. 2, p. 97-140, 2020.
DHABHAR, F. S. The short-term stress response–Mother nature’s mechanism for enhancing protection and performance under conditions of threat, challenge, and opportunity. Frontiers in neuroendocrinology, v. 49, p. 175-192, 2018.
ESKICI, M.; TINKIR, N. S. Exposure to Emotional Violence: Relationship between University Students According to Their Demographic Characteristics. Pedagogical Research, v. 4, n. 1, 2019. DOI: 10.29333/pr/5731.
LEE, D. et al. The effects of college counseling services on academic performance and retention. Journal of College Student Development, v. 50, n. 3, p. 305-319, 2009.
PISE, N. D.; KAIKADE, S. B. Impact of counselling on the attendance and academic Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 30, p. 625-628, 2019.
RENUKA DEVI, M. R. et al. The effect of counselling on the academic performance of college students. Journal of clinical and diagnostic research: JCDR, v. 7, n. 6, p. 1086, 2013.
ROWELL, L.; HONG, E. Academic motivation: Concepts, strategies, and counseling approaches. Professional School Counseling, v. 16, n. 3, 2013.
SALGONG, V. K.; NGUMI, O.; CHEGE, K. The Role of Guidance and Counseling in Enhancing Student Discipline in Secondary Schools in Koibatek District. Journal of Education and Practice, v. 7, n. 13, p. 142-151, 2016.
SCHIAVONE, S.Severe life stress and oxidative stress in the brain: from animal models to human pathology. Antioxidants & redox signaling, v. 18, n. 12, p. 1475-1490, 2013.
SHATERLOO, A.; MOHAMMADYARI, G. Students counselling and academic achievement. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 30, p. 625-628, 2011.
TINTO, V. Leaving college rethinking the causes and cures of student attrition. Chicago, IL.: University of Chicago, 1993.
TURNER, A. L.; BERRY, T. R. Counseling center contributions to student retention and graduation: A longitudinal assessment. Journal of College Student Development, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.