Cultura clássica, ópera e literatura na produção juvenil contemporânea: análise da obra La Traviata, por Lee Gyeong Hye, com ilustrações de Aurelia Fronty

Autores

  • Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Câmpus de Assis-SP
  • Claudia Valéria Penavel Binato

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9759

Palavras-chave:

Ópera. Estética da recepção. Cultura clássica.

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar uma análise da obra La Traviata, adaptada por Lee Gyeong Hye (2012) e ilustrada por Aurelia Fronty, a partir da ópera clássica homônima de Giuseppe Verdi. Para a consecução do objetivo, busca-se apresentar uma reflexão fundamentada pela Estética da Recepção acerca do que propicia o prazer na leitura e quais elementos determinam o papel do leitor implícito. Constrói-se a hipótese de que a estratégia de Hye de resgatar uma ópera clássica e adaptá-la sob a forma de narrativa ilustrada para o jovem leitor, tanto lhe faculta contato com um texto atraente, lúdico e crítico que o conduzirá à reflexão, quanto amplia seus conhecimentos, por meio do resgate da memória cultural. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Câmpus de Assis-SP

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1988), mestrada, com linha de pesquisa em Literatura e Ensino, e doutorada,
com linha de pesquisa em Literatura e Vida Social, ambos na área de Literaturas de Língua Portuguesa, pela UNESP, câmpus de Assis-São Paulo. Experiência nas áreas de
Literatura, Leitura e Ensino, com ênfase em Formação do Leitor. Temas de pesquisa mais recorrentes: leitura, literatura infantil e juvenil, e formação de leitores. Professora assistente doutora na graduação da Faculdade de Ciências e Letras – FCL da UNESP e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), câmpus de Assis. Membro dos Grupos de Pesquisa Leitura e Literatura na Escola (UNESP Assis-SP) e Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades (UTFPRCuritibaPR).
E Membro do Grupo de Trabalho “Leitura e Literatura Infantil e Juvenil”, junto a ANPOLL. Contato: eliane@assis.unesp.br.

Referências

ARISTÓTELES. Arte poética. Trad. Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2006.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. Trad. Michel Lahud; Yara F. Vieira. 7.ed. São Paulo: Hucitec, 1995.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BARROS, Diana Pessoa de. Dialogismo, polifonia e enunciação. In: BARROS, Diana Pessoa de; FIORIN, José Luiz (orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999, p.1-9.

BOURNE, Joyce. Ópera: os grandes compositores e as suas obras-primas. Prólogo de Lord Harewood e Bryn Terfel. Lisboa: Editorial Estampa Ltda., 2008.

CAPITU.GLOBO.COM, 2016. Disponível em: <http://capitu.globo.com/ /Capitu/0,16142,00.html>. Acesso em: 10 nov. 2016.

COCA, Adriana Pierre. A intermidialidade na ficção televisual contemporânea: os diálogos possíveis na microssérie Capitu. In: Revista Curitiba, v. 16, n. 2, p.102-115, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://interin.utp.br/index.php/vol11/article/view/293>. Acesso em: 10/nov/2016.

DUMAS FILHO, Alexandre. A dama das camélias. Trad. Renata Cordeiro. Apres. Nanami Sato. São Paulo: Nova Alexandria, 1996.

ECO, Umberto. Sobre literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003.

FTD EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://www.ftd.com.br/detalhes/?id=5317>. Acesso em: 10/nov/2016.

GOMES, Carlos Magno. Deslocamento sociais na ópera e na literatura. In: Revista Fórum Identidades. Itabaiana: Gepiadde, ano 6, vol. 11, jan.-jun. 2012, p.171-184.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1999. vol.2.

HYE, Lee Gyeong. La Traviata: Giuseppe Verdi. Adapt. Han Mi-Ho. Ilustr. Aurelia Fronty. Trad. Heloisa Prieto. São Paulo: FTD, 2012.

MACHADO, Irene A. Conteúdo e metodologia da Língua Portuguesa: Literatura e redação. São Paulo: Scipione, 1994.

MARCUSCHI, Luis Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCHI, Luis Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Anna Rachel Machado; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p.19-38.

NITRINI, Sandra. Literatura Comparada: história, teoria e crítica. 3. ed. São Paulo: EdUSP, 2010.

RODRIGUES, Nelson Antônio Dutra. Os estilos literários e letras de música popular brasileira. São Paulo: Arte & Ciência, 2003.

SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978.

Downloads

Publicado

25/12/2016

Como Citar

FERREIRA, E. A. G. R.; BINATO, C. V. P. Cultura clássica, ópera e literatura na produção juvenil contemporânea: análise da obra La Traviata, por Lee Gyeong Hye, com ilustrações de Aurelia Fronty. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 563–578, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n3.9759. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9759. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos