Suplementação educacional para alunos dotados e talentosos do Programa Decolar

Autores

  • Luciane Mirella de Souza Oliveira UFSCar
  • Rosemeire de Araújo Rangini

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9764

Palavras-chave:

Suplementação educacional. Dotação. Talento.

Resumo

O presente artigo propôs analisar as políticas públicas educacionais na oferta de suplementação educacional pelo Programa Decolar da rede de ensino municipal de São José dos Campos, interior de São Paulo, Brasil, no período de 2011 a 2013. A pesquisa de natureza exploratória buscou dados documentais no referido Programa. Concluiu-se que o atendimento educacional especializado em caráter suplementar ofertado foi realizado de acordo com as políticas públicas educacionais no período pesquisado e apontou algumas tendências na oferta da suplementação, como o aumento no número de atividades de um semestre para o outro e a influência do ambiente nos interesses manifestados pelos alunos.

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Biografia do Autor

Luciane Mirella de Souza Oliveira, UFSCar

Professora de língua inglesa e portuguesa. Pedagoga especializada em Educação de Dotados e Talentosos. Experiência como professora especializada no atendimento educacional especializado, bem como coordenadora pedagógica no trabalho com crianças e adolescentes dotados. Atualmente, consultora para famílias, alunos e escolas em educação de dotados e talentosos e integrante do grupo de pesquisa para o desenvolvimento do potencial humano - GRUPOH.

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Publicado

25/12/2016

Como Citar

SOUZA OLIVEIRA, L. M. de; RANGINI, R. de A. Suplementação educacional para alunos dotados e talentosos do Programa Decolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 688–709, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n3.9764. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9764. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos