A inclusão de alunos público-alvo da educação especial na educação superior: um estudo de caso sobre o trabalho docente com uma aluna surda no curso de pedagogia

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DOI :

https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.11219

Mots-clés :

Inclusão, Educação superior, Trabalho docente.

Résumé

Este artigo busca verificar como tem ocorrido o processo de inclusão de alunos Público-Alvo da Educação Especial na Educação Superior. A princípio é apresentado um breve histórico da Educação Especial e da Educação Superior no Brasil, evidenciando ao longo dos anos como as Instituições de Educação Superior e a legislação têm garantido a estes alunos o acesso e a permanência neste nível de ensino e, consequentemente o processo de inclusão. A partir deste contexto, o objetivo deste estudo foi investigar o trabalho desenvolvido por uma professora com uma aluna surda, no curso de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior, a fim de verificar como vem ocorrendo o processo de inclusão desta aluna. Com uma abordagem qualitativa, desenvolvemos um estudo de caso analisando os dados a partir da análise de conteúdo. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com a mencionada professora. As discussões e resultados estão organizados nas seguintes categorias: a) Identidade profissional; b) Trabalho docente e inclusão; c) A IES e o processo de inclusão; e d) A relação docente – instituição – família; estas apontam a garantia do acesso e permanência dessa aluna na referida Instituição. Entretanto, conclui-se, a não efetividade do processo de inclusão devido à inexistência de uma prática pedagógica inclusiva.

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Roberta Aline Sbrana, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Pedagoga e Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP), mediante subsídio de bolsa Fapesp.

Relma Urel Carbone Carneiro, Universidade Estadual Paulista

Docente do PPG em Educação Escolar

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Publiée

16/01/2018

Comment citer

SBRANA, R. A.; CARNEIRO, R. U. C. A inclusão de alunos público-alvo da educação especial na educação superior: um estudo de caso sobre o trabalho docente com uma aluna surda no curso de pedagogia. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 14, n. 1, p. 121–141, 2018. DOI: 10.26673/rtes.v14.n1.2018.11219. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/11219. Acesso em: 17 mai. 2024.

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