Olhares infantis: o baixo desempenho acadêmico, a escola e a família

Autores

  • Gabriela Maffei Moreira-Malagolli
  • Keila Hellen Barbato Marcondes
  • Luciana Ponce Bellido Giraldi

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10828

Palavras-chave:

Infância. Baixo desempenho escolar. Ensino Fundamental.

Resumo

Apreender as percepções das crianças é um desafio para familiares, professores e pesquisadores. Cientes disso, este artigo foi o resultado de três pesquisas desenvolvidas nos anos de 2006 e 2010 e tem como objetivo apropriar-se de discursos de crianças/alunos da 4º série/5º ano do Ensino Fundamental para compreender como concebiam e vivencivam situações de baixo desempenho escolar. A partir da Perspectiva Bioecológica do Desenvolvimento Humano, foram organizadas entrevistas semi-estruturadas com crianças. Os resultados apontaram que as crianças que participaram dos três estudos entendiam a família enquanto ponto de apoio, suporte e afeto. Reconheceram a figura da professora, destacando o relacionamento afetivo que possuiam com ela. Além disso, também revelaram sentirem-se culpadas por suas dificuldades de aprendizagem, manifestando angústia e tristeza. É preciso atentar para a trajetória escolar da criança, para impedir que ela chegue no 5º ano com defasagens ou mesmo que adquira a concepção de que o percurso da escolarização é penoso.

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Publicado

01/01/2017

Como Citar

MOREIRA-MALAGOLLI, G. M.; MARCONDES, K. H. B.; GIRALDI, L. P. B. Olhares infantis: o baixo desempenho acadêmico, a escola e a família. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 1, p. 181–198, 2017. DOI: 10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10828. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10828. Acesso em: 15 out. 2024.

Edição

Seção

Edição Temática