Orientação e treinamento de pais: uma vivência clínica
DOI:
https://doi.org/10.30715/rbpe.v20.n1.2018.10872Palavras-chave:
Neuropsicologia comportamental, Mudança de comportamento, Treinamento de pais, Práticas parentais, Relação pais-filhos.Resumo
O presente trabalho visou implementar e verificar a eficácia do ‘Programa de Orientação e Treinamento de Pais’, que orienta e capacita pais, para que eles mesmos aprendam a manejar as contingências de suas práticas educativas. Sabe-se que técnicas de modificação de comportamento têm sido empregadas cada vez mais no contexto da Neuropsicologia. O artigo descreve vivência clínica da qual participaram vinte e seis pais em oito encontros. Os dados qualitativos, obtidos por uma ficha de avaliação, revelaram alta satisfação dos pais. A análise qualitativa dos relatos dos pais demonstrou que eles passaram por um processo de autoconhecimento e apresentaram mudanças, como: aumento da participação e do envolvimento na vida dos filhos, estabelecimento de regras claras e consistentes, maior valorização de comportamentos adequados dos filhos e aumento da frequência de elogios por parte dos pais, com diminuição ou abandono do uso de palmadas. A abordagem terapêutica com base no treinamento, atingiu seus objetivos, ressaltando que trabalhos de atenção positiva, prevenção e intervenção com os pais são necessários para aumento da qualidade na interação familiar.
Downloads
Referências
CAMINHA, M. G.; CAMINHA, R. M. (org). Intervenções e treinamento de pais na clínica infantil. Porto Alegre: Synopsys, 2011.
COSTA. F. T.; TEIXEIRA, M. A. P.; GOMES, W. B. Responsividade e exigência: duas escalas para avaliar estilos parentais. Psicologia Reflexão e Crítica, v. 13, n. 3, p. 465-467, 2000.
GOMIDE. P. I. C. Manual do inventário de estilos parentais: modelo teórico, manual de aplicação, apuração e interpretação. Petrópolis: Vozes, 2006.
HAASE, V. G.; FREITAS, P. M de; NATALE, L. L.; PINHEIRO, M. I. dos S. Treinamento comportamental de pais: uma modalidade de intervenção em neuropsicologia. In: TEIXEIRA, A. M. S. et al. (org). Ciência do Comportamento: conhecer e avançar. Santo André, SP. ESETec Ed. Cap. 8, p. 73-89.
HOFFMAN, M. Discipline internalization. Developmental Psychology, v. 11, p. 228-239. 1994.
PACHECO, J. T. B.; SILVEIRA, L. M. de O. B.; SCHNEIDER, A. M. de A. Estilos e práticas educativas parentais: análise da relação desses constructos sob a perspectiva dos adolescentes. Psico. v. 39, n.1. p. 66-73, jan/mar. 2008.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SILVEIRA, L. M. O. B.; PACHECO, J. T. B. CRUZ, T.; SCHNEIDER, A. A. Estratégias educativas desejáveis e indesejáveis: uma comparação entre a percepção de pais e de mães de adolescentes. Alethéia, v. 21, p. 31-42, 2005.