Orientação e treinamento de pais: uma vivência clínica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v20.n1.2018.10872

Palavras-chave:

Neuropsicologia comportamental, Mudança de comportamento, Treinamento de pais, Práticas parentais, Relação pais-filhos.

Resumo

O presente trabalho visou implementar e verificar a eficácia do ‘Programa de Orientação e Treinamento de Pais’, que orienta e capacita pais, para que eles mesmos aprendam a manejar as contingências de suas práticas educativas. Sabe-se que técnicas de modificação de comportamento têm sido empregadas cada vez mais no contexto da Neuropsicologia. O artigo descreve vivência clínica da qual participaram vinte e seis pais em oito encontros. Os dados qualitativos, obtidos por uma ficha de avaliação, revelaram alta satisfação dos pais. A análise qualitativa dos relatos dos pais demonstrou que eles passaram por um processo de autoconhecimento e apresentaram mudanças, como: aumento da participação e do envolvimento na vida dos filhos, estabelecimento de regras claras e consistentes, maior valorização de comportamentos adequados dos filhos e aumento da frequência de elogios por parte dos pais, com diminuição ou abandono do uso de palmadas. A abordagem terapêutica com base no treinamento, atingiu seus objetivos, ressaltando que trabalhos de atenção positiva, prevenção e intervenção com os pais são necessários para aumento da qualidade na interação familiar.

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Biografia do Autor

Arlete de Lima

Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG). Graduada em Psicologia e em Pedagogia. Patos de Minas, Minas Gerais

Ana Maria Pereira Cardoso, Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC

Doutora em Ciências pela USP

Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento

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Publicado

16/01/2018

Como Citar

LIMA, A. de; CARDOSO, A. M. P. Orientação e treinamento de pais: uma vivência clínica. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 1, p. 6–19, 2018. DOI: 10.30715/rbpe.v20.n1.2018.10872. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10872. Acesso em: 22 dez. 2024.