Validação da versão adaptada do parent perception inventory - PPI em crianças brasileiras de 7 a 12 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v20i2.11602

Palavras-chave:

Criança, Práticas parentais, Instrumentos psicológicos, Análise fatorial confirmatória.

Resumo

A temática da criação dos filhos vem sendo muito pesquisada e diversos trabalhos têm dedicado atenção especial aos estilos e práticas parentais. Desde a década de 1930, psicólogos pesquisadores e clínicos têm se preocupado com questões como: Qual a melhor forma de educar os filhos e quais são as conseqüências que podem ser provocadas no desenvolvimento das crianças educadas por diferentes modelos de pais. Considerando a relevância da relação entre pais e filhos no processo de desenvolvimento, este estudo objetivou-se validar, através da análise fatorial confirmatória, uma versão adaptada para crianças brasileiras do Parent Perception Inventory – PPI, para mensurar o comportamento dos pais com relação às práticas educativas na percepção dos filhos. Participaram do estudo 600 crianças de 7 a 12 anos, de ambos os sexos, de escolas públicas e privadas da cidade de Ribeirão Preto-SP que responderam duas versões do PPI, uma para o pai e outra para a mãe, cada uma com 18 itens que avaliam nove classes de comportamento positivo e nove classes de comportamento negativo. Por meio do método de Máxima Verossimilhança pôde-se confirmar o modelo de duas dimensões, fatores positivos e negativos, referentes às práticas adotadas, distribuídos respectivamente nos itens impares e pares da escala para as duas versões. Tais componentes apresentaram Alfa de Cronbach entre 0.67 e 0.81 e se correlacionaram positivamente com os domínios da escala utilizada para testar a validade convergente. Conclui-se que o instrumento é valido e pode ser usado em estudos para identificar o comportamento parental do ponto de vista da criança.

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Biografia do Autor

Elizangela Moreira Careta Galindo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP USP

Doutoranda em ciências  pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, Enfermagem psiquiátrica e Promoção de saúde mental.

 

Ana Maria Pimenta Carvalho, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Atualmente exerce as funções de Professor Sênior da Universidade de São Paulo - Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Saúde, com ênfase em Psicologia.

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Publicado

01/07/2018

Como Citar

GALINDO, E. M. C.; CARVALHO, A. M. P. Validação da versão adaptada do parent perception inventory - PPI em crianças brasileiras de 7 a 12 anos. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 2, p. 164–178, 2018. DOI: 10.30715/doxa.v20i2.11602. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/11602. Acesso em: 26 abr. 2024.