Deficiência em perspectiva: relações entre representações sociais e alteridade na comunidade do Jarana no município de Bragança-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v20i2.12021

Palavras-chave:

Alteridade, Representações sociais, Deficiência.

Resumo

A forma como determinamos o recorte do “outro”, tem sido problematizada nos estudos que tem como cenário o meio social. Considerando essa delimitação é que esta pesquisa analisará as relações entre as Representações Sociais e Alteridade do “outro”, balizadas pela lente da deficiência. Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo é verificar qual(is) a(s) forma(s) assumida(s) pelas representações sociais que estão a frente dos sentidos de alteridade construídos, sob a égide da deficiência, na comunidade de Vila Jarana. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho etnográfico, realizado com um total de 13 estudantes pertencentes à referida comunidade e cujos dados obtidos posteriormente foram entrelaçados aos cernes teóricos. Os resultados deste estudo indicam que as representações sociais, categorizadas pelos estudantes daquela comunidade, no que concerne à concepção de deficiência, conduzem a formulações de alteridade que se assentam em limiares de exclusão. Nesse sentido, a finalização deste artigo aponta para a necessidade de se repensar forma como estão ancoradas as representações sociais que têm conduzido os ajustes sociais da alteridade em relação à deficiência para além de um olhar pacificado, em referenciais dicotômicos e excludentes do outro sob a alcunha da deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Silva Pereira, Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Federal do Pará (2008), especialização em Aplicabilidade de Novas Tecnologias como Ferramenta Pedagógica para o Ensino de Ciências (2011) , Educação Social para Juventude (2012) e Educação Especial na Perspectiva da Inclusão (Em fase de conclusão). Atualmente cursa o mestrado acadêmico em Educação (UFPA/PPGED). Participa Grupo de Pesquisas sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação (EPIsTEM). Filiada a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Atualmente faz parte do quadro efetivo da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), atuando como Professora da Educação Básica no Município de Bragança no Sistema de Organização Modular de Esnino. 

Ricardo Augusto Gomes Pereira, Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Possui graduação em licenciatura plena em pedagogia pela Universidade da Amazônia (1992) e Mestadro em Gestão e Desenvolvimento Regional Pela UNITAU (SP) (2008) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (ICED/ UFPA) EM 2013. Doutorando em Educação (PPGED/ ICED/ UFPA).Foi docente substituto do Instituto de Ciências da Educação e da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará; Docente da Faculdade da Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Regional, Indicadores Educacionais, Educação Básica, currículo, Metodologias de Ensino e da pesquisa, Educação, Cultura e Sociedade.

Carlos Jorge Paixão

Graduação em Pedagogia (Faculdades Integradas do Colégio Moderno - FICOM,1984); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNESPA, Convênio MEC/SESU/CAPES, 1988); Especialização em Planejamento e Avaliação Educacional ( FICOM, 1989); Mestrado em Educação (Currículo) pela PUC-São Paulo, 1993; Doutorado em Educação pela UNESP, 1999; Pós-Doutorado em Educação pela FE-UNICAMP, sob a Supervisão do Prof. Dr. Silvio Gamboa, 2011-2012. Atuou como Pedagogo (Funções: Adm. Escolar no Ensino Fundamental e Prof. de Ensino Médio) no Departamento de Ensino Fundamental e Departamento de Ensino Médio da SEDUC/PA (1983-1990). Professor do Curso de Pedagogia - FAED/ICED/UFPA e Membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED-UFPA

Referências

ALMEIDA. A. M. O. A Era da cognição Social. In: SANTOS. M. F. S.; ALMEIDA. L. M (orgs). Diálogos com a teoria das representações sociais. Editora Universitária da UFPE, 2005.

ALMEIDA. G. J. As Representações Sociais, o Imaginário e a Construção Social da Realidade. In: SANTOS. M. F. S.; ALMEIDA. L. M (orgs). Diálogos com a teoria das representações sociais. Editora Universitária da UFPE, 2005.

ARRUDA, A. Representando a Alteridade. In: JODELET, D. A alteridade como produto e processo psicossocial. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2002. p. 48-51.

BRANDÃO, C. R. Identidade e etnia. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1986. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-51771994000100002. Acesso em: 28 jul. 2018.

CHIZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6 ed. Petrópolis: Vozes., 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

JODELET, D. Alteridade como produto e processo psicossocial, In: ARRUDA, A. (org). Representando a alteridade. 2ª edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

JODELET, D. Os processos Psicossociais da Exclusão. In: SAWAIA, B. (org). As artimanhas da Exclusão: analise psicossocial e ética da desigualdade social. 13 ed. Petrópolis: RJ. Editora Vozes, 2013.

MAIOR, I. História, conceito e tipos de deficiência. Portal do Governo do Estado de São Paulo. Disponível em: http://violenciaedeficiencia.sedpcd.sp.gov.br/pdf/textosApoio/Texto1.pdf. Acesso em: 12 abr. 2018.

MAZZOTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MUSCOVICI. S. Representando a Alteridade, In: Arruda, A. (org). Representando a alteridade. 2 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

MUSCOVICI. S. Representações sociais. Investigação em Psicologia Social. 11 ed. Rio de Janeiro, 2015.

PEIRANO, M. Etnografia, ou a teoria vivida. Ponto Urbe. 2008. Disponível em: file:///C:/Users/pc/Downloads/pontourbe-1890.pdf. Acesso em: 16 abr. 2018.

SATO, L.; SOUZA, M. P. R. Contribuindo para desvelar a complexidade do cotidiano através da pesquisa etnográfica em Psicologia. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/63371/66114. Acesso em: 29 mar. 2018.

SOUZA, S. B. Deficiência: A trajetória de uma concepção. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. 1, p. 366-370, 2016.

SKLIAR, C. A invenção e Exclusão da Alteridade “deficiente” a partir dos significados da normalidade. Educação  Realidade. v. 24, n. 2, p. 15 – 32, 1999. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55373. Acesso em: 29 de mar. 2018.

Downloads

Publicado

01/07/2018

Como Citar

PEREIRA, V. S.; PEREIRA, R. A. G.; PAIXÃO, C. J. Deficiência em perspectiva: relações entre representações sociais e alteridade na comunidade do Jarana no município de Bragança-PA. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 2, p. 179–195, 2018. DOI: 10.30715/doxa.v20i2.12021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/12021. Acesso em: 28 mar. 2024.