Neurociência na educação especial: dos neuromitos às práticas pedagógicas baseadas em evidências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13101

Palavras-chave:

Neurociência, Educação, Educação especial, Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

O presente documento tem por objetivo apresentar uma discussão sobre as fundamentações lógica e teórica que subsidiam a disciplina de neurociência do curso de Especialização em Educação Especial da Faculdade de Educação/UFGD. A neurociência tem avançado de forma importante nos conhecimentos relacionados à educação e educação especial. No entanto, profissionais da área da educação têm dificuldades na interpretação e utilização desses conhecimentos nas práticas pedagógicas. Verifica-se que professores apresentam prevalência na crença de neuromitos, prejudicando suas práticas educacionais. Portanto, objetiva-se com a disciplina de neurociência a desconstrução de neuromitos e aprendizado das estruturas e funções neuroanatômicas e seus processos subjacentes nos diferentes níveis de análise da neurociência pelos alunos. Relacionando e discutindo os princípios aprendidos com a Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado.

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Biografia do Autor

Daniel Traina Gama, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente. Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP/Rio Claro).

Marcela de Castro Ferracioli, Universidade Federal do Ceará

Docente. Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP/Rio Claro).

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Publicado

01/08/2019

Como Citar

GAMA, D. T.; FERRACIOLI, M. de C. Neurociência na educação especial: dos neuromitos às práticas pedagógicas baseadas em evidências. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 285–296, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13101. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13101. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Seção

Edição Temática