Neurociência na educação especial: dos neuromitos às práticas pedagógicas baseadas em evidências

Daniel Traina Gama, Marcela de Castro Ferracioli

Resumo


O presente documento tem por objetivo apresentar uma discussão sobre as fundamentações lógica e teórica que subsidiam a disciplina de neurociência do curso de Especialização em Educação Especial da Faculdade de Educação/UFGD. A neurociência tem avançado de forma importante nos conhecimentos relacionados à educação e educação especial. No entanto, profissionais da área da educação têm dificuldades na interpretação e utilização desses conhecimentos nas práticas pedagógicas. Verifica-se que professores apresentam prevalência na crença de neuromitos, prejudicando suas práticas educacionais. Portanto, objetiva-se com a disciplina de neurociência a desconstrução de neuromitos e aprendizado das estruturas e funções neuroanatômicas e seus processos subjacentes nos diferentes níveis de análise da neurociência pelos alunos. Relacionando e discutindo os princípios aprendidos com a Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado.

Palavras-chave


Neurociência; Educação; Educação especial; Atendimento Educacional Especializado.

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