Uma proposta formativa mediada por tecnologias digitais em neurociências e educação inclusiva

Desdobramentos para o desenvolvimento profissional docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.19071

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente, Tecnologias Digitais, Neurociências, Educação Inclusiva

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever uma proposta formativa mediada por tecnologias digitais com foco na interseção das neurociências e educação inclusiva. Foi realizado um estudo de caso de uma formação on-line sobre neurociências e educação inclusiva realizada com professores da rede básica de ensino. A formação foi analisada a partir de sete características de ações formativas com maior impacto na qualidade da educação. Em relação aos itens descritos, todas as características propostas foram contempladas em diferentes proporções. Dessa forma, a partir dos dados e estratégias apresentadas, sugere-se a importância de ações formativas promoverem conhecimento contextualizado que visem mudanças na prática docente.

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Biografia do Autor

Carolina Magro de Santana Braga, Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia.

Rafael Lima Dalle Mulle, Universidade de São Paulo

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia.

Fabiana Maris Versuti, Universidade de São Paulo

Docente do Departamento de Psicologia. Doutorado em Educação Para a Ciência (UNESP).

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Publicado

29/07/2024

Como Citar

BRAGA, C. M. de S.; MULLE, R. L. D.; VERSUTI, F. M. Uma proposta formativa mediada por tecnologias digitais em neurociências e educação inclusiva: Desdobramentos para o desenvolvimento profissional docente . DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 25, n. 00, p. e024007, 2024. DOI: 10.30715/doxa.v25i00.19071. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19071. Acesso em: 13 nov. 2024.