Uma proposta formativa mediada por tecnologias digitais em neurociências e educação inclusiva

Desdobramentos para o desenvolvimento profissional docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.19071

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente, Tecnologias Digitais, Neurociências, Educação Inclusiva

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever uma proposta formativa mediada por tecnologias digitais com foco na interseção das neurociências e educação inclusiva. Foi realizado um estudo de caso de uma formação on-line sobre neurociências e educação inclusiva realizada com professores da rede básica de ensino. A formação foi analisada a partir de sete características de ações formativas com maior impacto na qualidade da educação. Em relação aos itens descritos, todas as características propostas foram contempladas em diferentes proporções. Dessa forma, a partir dos dados e estratégias apresentadas, sugere-se a importância de ações formativas promoverem conhecimento contextualizado que visem mudanças na prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Magro de Santana Braga, Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia.

Rafael Lima Dalle Mulle, Universidade de São Paulo

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia.

Fabiana Maris Versuti, Universidade de São Paulo

Docente do Departamento de Psicologia. Doutorado em Educação Para a Ciência (UNESP).

Referências

BORGES, A. S. M. A neurociência aplicada à educação especial: em foco a formação dos professores do atendimento educacional especializado. 2022. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2022.

BORGES, P. F. B. Novas tecnologias e formação profissional docente. Educação & Tecnologia, [S. l.], v. 23, n. 1, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.cefetmg.br/ index.php/revista-et/article/view/761/858. Acesso em: 20 jul. 2022.

BOSCARIOLI, C. Educação com Tecnologias Digitais na Educação Básica: reflexões, anseios e distâncias pela formação docente. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/repub/v31/2238-2097-REPUB-31-e13391.pdf. Acesso em: 28 jul. 2024.

BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 29 jul. 2024.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 jul. 2024.

BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Grupo de trabalho da política nacional da educação especial. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 29 jul. 2024.

BRASIL. Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 29 jul. 2024.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 29 jul. 2024.

CENTRO DE EXCELÊNCIA E INOVAÇÕES EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Políticas públicas em ação: Como Tornar a Formação Continuada de Professores Efetiva. 2018. n. 3. Disponível em: https://ebape.fgv.br/sites/default/files/paginas /mai/18/pp_em_acao_3.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.

CHANG, Z.; SCHWARTZ, M. S.; HINESLEY, V.; DUBINSKY, J. M. Neuroscience Concepts Changed Teachers’ Views of Pedagogy and Students. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 12, n. 685856, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/ articles/10.3389/fpsyg.2021.685856/full. Acesso em: 21 jun. 2022.

COZBY, P. C. Métodos de Pesquisa em Ciências do Comportamento. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

DARLING-HAMMOND, L.; HYLER, M. E.; GARDNER, M. Effective Teacher Professional Development. Palo Alto, CA: Learning Policy Institute, 2017. Disponível em: https://learningpolicyinstitute.org/sites/default/files/productfiles/Effective_Teacher_Professional _Development_REPORT.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.

FONSECA, K.; JUNIOR, J. L.; CAPELLINI, V. L. M. F.; OLIVEIRA, A. M. A importância da formação em ajustes curriculares para a implantação de práticas inclusivas. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 29-49, 2020. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/article/view/1622. Acesso em: 17 jul. 2024.

FREI-LANDAU, R.; GROBGELD, E.; GUBERMAN, R. Implementing digital neuroscience in special-needs-teacher education: exploring student-teachers’ multifaceted learning outcomes related to teaching children with neurodevelopmental disorders. Front. Psychol. 14:1232315. 2023. DOI: 10.3389/fpsyg.2023.1232315.

GAMA, D. T.; FERRACIOLI, M. C. Neurociência na educação especial: dos neuromitos às práticas pedagógicas baseadas em evidências. Doxa: Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 21, n. 2, p. 285-296, jul./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13101. Acesso em: 21 jun. 2022.

IMBERNÓN, F. La formación y el desarrollo profesional del profesorado: hacia una nueva cultura profesional. Graó, 1994.

LOVEYS, M. What do trainees’ really think? Some views of inclusion before and after school placement. Support for Learning, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 161-172, 2022. DOI: 10.1111/1467-9604.12400.

MAYELÍN, C. M. C.; LINET, C. A. D.; OSCAR, O. C. P. La integración de conocimientos neurocientíficos bajo la mirada de la educación inclusiva. Rev. Luz. v. 20, n. 3, p. 65-79, 2021. Disponível em: https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/issue/view/90. Acesso em: 29 jul. 2024.

MARIA, U. E. Teachers’ perception, knowledge and behaviour in inclusive education. Procedia - Social and Behavioral Sciences, [S. l.], v. 84, p. 1237-1241, 2013. DOI: 10.1016/j.sbspro.2013.06.736.

MINUZI, N. A.; SILVEIRA SONEGO, A. H.; ROCHA MACHADO, L.; ALEJANDRA BEHAR, P. Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes: foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior. RENOTE: Novas Tecnologias na Educação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 32-42, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br//renote/article/view/129146. Acesso em: 10 jan. 2023.

MODELSKI, D.; GIRAFFA, L. M. M.; CASARTELLI, A. O. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 45, p. e180201, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/qGwHqPyjqbw5JxvSCnkVrNC/?format=pdf& lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2022.

MOREIRA, J. A; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, [S. l.], v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 21 jun. 2022.

MORICONI, G. M. (coord.).; DAVIS, C. L. F.; TARTUCE, G. L. B. P.; NUNES, M. M. R.; ESPOSITO, Y. L.; SIMIELLI, L. E. R.; TELES, N. C. G. Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. São Paulo: FCC, 2017. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/textosfcc/issue/view/340. Acesso em: 21 jun. 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Manual para garantir inclusão e equidade na educação. Brasília, DF. 2019. Disponível em: https://prceu.usp.br/repositorio/manual-para-garantir-inclusao-e-equidade-na-educacao/. Acesso em: 21 jun. 2022.

OMS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Como usar a CIF: Um manual prático para o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Genebra: Organização Mundial da Saúde, 2013.

PALARO, S. M. C.; SANTOS CRUZ, J. A. A interface do trabalho da psicopedagogia na educação especial e inclusiva. Doxa: Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 22, n.00, e021016, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/16726. Acesso em: 10 jan. 2023.

PERIPOLLI, P. Z.; BEMME, L. S. B.; ISAIA, S. M. A. Formação continuada de professores de Matemática com foco em contexto on-line, Educação Financeira, metodologias ativas e fluência tecnológica e pedagógica: uma revisão bibliográfica. REnCiMa, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1-24, abr./jun. 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2881. Acesso em: 21 jun. 2022.

ROSIN-PINOLA, A. R.; DEL PRETTE, Z. A. P. Inclusão Escolar, Formação de Professores e a Assessoria Baseada em Habilidades Sociais Educativas. Revista Brasileira de Educação Especial, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 341-356, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br /j/rbee/a/qX5fThgbxB86THg6y8rg6LS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2022.

SILVA, A. R.; SOUZA, L. S. Currículo e desenvolvimento profissional docente: um olhar sobre uma proposta de formação continuada. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, ano 23, Edição Especial, p. 2016-241, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1148. Acesso em: 10 jan. 2023.

VERSUTI, F. M.; MULLE, R. L. D.; PADOVAN-NETO, F. E.; INCROCCI, R. M. Metodologias ativas e a autorregulação da aprendizagem: reflexões em tempos de pandemia. Linhas Críticas, [S. l.], v. 27, e39024, 2021. Disponível em: https://periódicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/39024. Acesso em: 10 jun. 2022.

VAN DER MERWE, M; FOURIE, J. V.; YORO, A. J. Learning support strategies for learners with neurodevelopmental disorders: Perspectives of recently qualified teachers. African Journal of Disability, [S. l.], v. 9, n. 0, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://www.ncbi. nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7057733/. Acesso em: 21 jun. 2022.

VIEIRA, C. M.; OMOTE, S. Atitudes sociais de professores em relação à inclusão: formação e mudança. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 27, e0254, p. 743-758, 2021. DOI: 10.1590/1980-54702021v27e0254.

VIER, R. F. S.; SILVEIRA, R. M. C. F. Sala de recursos multifuncional: o ensino de ciências numa perspectiva inclusiva, REnCiMa, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 129-141, 2017. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1256. Acesso em: 10 jan. 2023.

WALKER, Z.; HALE, J. B.; CHEN, S.-H. A.; POON, K. Brain literacy empowers educators to meet diverse learner needs. Learning: Research and Practice, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 174-188, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23735082.2019.1674910. Acesso em: 10 jan. 2023

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2015.

Publicado

29/07/2024

Como Citar

BRAGA, C. M. de S.; MULLE, R. L. D.; VERSUTI, F. M. Uma proposta formativa mediada por tecnologias digitais em neurociências e educação inclusiva: Desdobramentos para o desenvolvimento profissional docente . DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 25, n. 00, p. e024007, 2024. DOI: 10.30715/doxa.v25i00.19071. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19071. Acesso em: 21 dez. 2024.