Percepção docente sobre o atendimento ao estudante autista em escolas de Formosa-GO e Planaltina-DF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i1.13304

Palavras-chave:

Estudantes autistas, Docentes, Educação.

Resumo

Este trabalho apresenta estudo a respeito da percepção docente sobre atendimento oferecido a estudantes autistas em escolas públicas de Formosa-GO e de Planaltina-DF. O estudo foi feito em duas partes: 1) observações em sala de aula de duas escolas públicas regulares (uma em cada cidade); 2) aplicação de questionário a docentes de uma escola de ensino regular e uma escola de educação especial (uma em cada cidade). A partir das observações e respostas aos questionários, foi possível detectar que os professores tendem a focar nas limitações dos estudantes autistas e não em suas potencialidades, o que inferimos ser prejudicial para o processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Wellington Oliveira dos Santos, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis – GO

Professor (UEG) e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (UnB). Doutorado em Educação (UFPR).

Anny Gabriellen Cardoso de Brito, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis – GO

Licenciada em Pedagogia.

Lorraine de Souza Ferreira, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis – GO

Licenciada em Pedagogia.

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Publicado

01/06/2020

Como Citar

SANTOS, W. O. dos; DE BRITO, A. G. C.; FERREIRA, L. de S. Percepção docente sobre o atendimento ao estudante autista em escolas de Formosa-GO e Planaltina-DF. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 31–46, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i1.13304. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13304. Acesso em: 29 mar. 2024.