Os efeitos de uma intervenção breve em uma escola pública: uma possibilidade de dizer
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v22i1.13362Palavras-chave:
Psicoterapia breve, Relatos de casos, Educação, Alfabetização.Resumo
Relato de uma forma de intervenção breve em uma escola municipal da cidade de São Paulo, em área de grande vulnerabilidade. O objetivo é apresentar a experiência realizada e seus efeitos sobre as crianças. Duas crianças de 8 anos, passaram pelas entrevistas clínicas de orientação psicanalítica, em número de três a quatro, em atendimento individual. O relato analisa fragmentos dos dizeres dos envolvidos seguidos de uma síntese do ocorrido em cada entrevista. A análise dos dizeres das crianças foi colocada em relevo, a partir de suporte teórico da psicanálise de vertente lacaniana e indica que uma das crianças não apresenta dificuldades de aprendizagem e a outra, com questões psíquicas, já frequentava um CAPS (centro de atenção psicossocial). Os resultados mostram que, a partir da transferência, as crianças falam de si e de seus impasses e estes podem ser enfrentados de forma discursiva.
Downloads
Referências
FERREIRA, T. Freud e o ato do ensino. In: LOPES, E. M. T. (Org.) A psicanálise escuta a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 107-149.
KOHARA, L. T. Relação entre as condições da moradia e o desempenho escolar: estudo com crianças residentes em cortiços. 2009. 297 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
MIRANDA, M. P. A educação de criança hoje: quando o excesso de sentido segrega o sujeito. In: SANTIAGO, A. L; CAMPOS, R. H. F. (Org). Educação de crianças e jovens na contemporaneidade: pesquisas sobre sintomas na escola e subjetividade. Belo Horizonte: Ed. PUC, 2011. p.101-113
SANTIAGO, A. L.; ASSIS, R. O que esse menino tem? 1. ed. Belo Horizonte. Editora Sintoma, 2015.
SEVCENKO, N. A cidade metastasis e urbanismo inflacionário: incursões na entropia paulista. Revista USP, São Paulo, n. 63, p. 16-35, set./nov. 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Doxa. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.