Concepções de leitura e formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental nos documentos oficiais de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i1.13977

Palavras-chave:

Leitura, Formação do leitor, Ensino-aprendizagem, Documentos oficiais.

Resumo

O processo de formação de um leitor é construído através de estímulos e mediação, esse processo vem sendo frequentemente abordado, por suas dificuldades em formar um leitor com autonomia, uma vez, que tem crescido o número de alunos que chegam ao fim do ensino fundamental com dificuldades ao realizar a leitura de um simples texto, ou seja, com déficit na compreensão leitora. Através de estudos bibliográficos em autores que vem discutindo essa problemática, buscarei elucidar o processo de formação do leitor, sobre as concepções e metodologias que colaboram na formação de um leitor proficiente, amparando-se nos documentos oficiais de ensino nos eixos de leitura, e através destes buscarei evidenciar como a leitura situa-se dentro desses documentos e quais contribuições eles trazem na formação do leitor autônomo nos anos iniciais do ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Marconde Ávila Bandeira, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém – PA

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica.

Rosiane Portilho, Universidade Federal do Pará (UFPA), Altamira – PA

Graduanda do Curso de Pedagogia.

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Publicado

01/06/2020

Como Citar

BANDEIRA, M. Ávila; PORTILHO, R. Concepções de leitura e formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental nos documentos oficiais de ensino. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 171–188, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i1.13977. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13977. Acesso em: 18 abr. 2024.