Alfabetização na perspectiva do letramento durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i00.14296

Palavras-chave:

Letramento, Práticas de ensino, Intervenções pedagógicas

Resumo

A escola possui um papel crucial na inserção do estudante em práticas sociais e culturais da leitura e da escrita, o que nem sempre ocorre. Assim, o objetivo da pesquisa, foi resgatar a aprendizagem desses processos com um estudante de 11 anos, a partir das contribuições com os pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural. O desenvolvimento do estudo fundamentou-se em sondagem, intervenções e avaliação final. Dados iniciais mostraram ausência de consciência da articulação dos fonemas, hipersegmentação ou hipossegmentação e monotongação. A intervenção consistiu em atividades baseadas na leitura de histórias, interpretação, registro escrito, receita de bolo, leitura labial de fonemas e exercícios de atenção seletiva. Os resultados finais apontaram ampliação da atenção seletiva, da percepção, da memória, da criação de estratégias cognitivas para leitura e escrita, do reconto oral das histórias para a comunidade e do domínio da natureza da língua escrita. Por meio da presente pesquisa, revelou-se a importância do acompanhamento mais individualizado dos processos de ensino e aprendizagem, com altruísmo e expectativas positivas do mediador em relação ao acesso à leitura e escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fatima Ali Abdalah Abdel Cader-Nascimento, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Brasília – DF

Professora no SEEDF. Orientadora do Projeto de Iniciação Científica (UDF). Doutorado em Educação Especial (UFSCAR).

Joanna D’arc Lima da Silva Sarmanho, Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Brasília – DF

Graduanda no curso de Pedagogia. Voluntária do Programa de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia (UDF). Bolsista PIBID/CAPES (2018-2019).

Referências

ARAUJO, M. C. C. S. Perspectiva histórica da alfabetização. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 1996.

BRASIL. Censo Escolar 2017. Brasília, DF: INEP, 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-escolar Acesso em 23 de julho de 2020.

BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/images/banners/caderno_pna.pdf. Acesso em: 25 jul. 2020.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. 15. reimp. São Paulo: Scipione, 2008.

CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F. C. Alfabetização: método fônico. 5. ed. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2010.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2017.

MENDONÇA, O. S.; MENDONÇA, O. C. Alfabetização. Método sociolinguístico. Consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MUÑOZ, R. A experiência internacional com os impactos da COVID-19 na educação. Folha de São Paulo, 07 abr. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/rafael-munoz/2020/04/a-experiencia-internacional-com-os-impactos-da-covid-19-na-educacao.shtml. Acesso em: 21 jun. 2020.

PASSOS, G. O.; GOMES, M. B. Nossas escolas não são as vossas: as diferenças de classe. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 2, p. 347-366, jun. 2012 Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v28n2/a16v28n2.pdf/. Acesso em: 10 jul. 2020.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita. A alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 2017.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

Publicado

20/04/2021

Como Citar

CADER-NASCIMENTO, F. A. A. A.; SARMANHO, J. D. L. da S. Alfabetização na perspectiva do letramento durante a pandemia. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 00, p. e021004, 2021. DOI: 10.30715/doxa.v22i00.14296. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14296. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências