Alfabetização na perspectiva do letramento durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i00.14296

Palavras-chave:

Letramento, Práticas de ensino, Intervenções pedagógicas

Resumo

A escola possui um papel crucial na inserção do estudante em práticas sociais e culturais da leitura e da escrita, o que nem sempre ocorre. Assim, o objetivo da pesquisa, foi resgatar a aprendizagem desses processos com um estudante de 11 anos, a partir das contribuições com os pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural. O desenvolvimento do estudo fundamentou-se em sondagem, intervenções e avaliação final. Dados iniciais mostraram ausência de consciência da articulação dos fonemas, hipersegmentação ou hipossegmentação e monotongação. A intervenção consistiu em atividades baseadas na leitura de histórias, interpretação, registro escrito, receita de bolo, leitura labial de fonemas e exercícios de atenção seletiva. Os resultados finais apontaram ampliação da atenção seletiva, da percepção, da memória, da criação de estratégias cognitivas para leitura e escrita, do reconto oral das histórias para a comunidade e do domínio da natureza da língua escrita. Por meio da presente pesquisa, revelou-se a importância do acompanhamento mais individualizado dos processos de ensino e aprendizagem, com altruísmo e expectativas positivas do mediador em relação ao acesso à leitura e escrita.

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Biografia do Autor

Fatima Ali Abdalah Abdel Cader-Nascimento, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Brasília – DF

Professora no SEEDF. Orientadora do Projeto de Iniciação Científica (UDF). Doutorado em Educação Especial (UFSCAR).

Joanna D’arc Lima da Silva Sarmanho, Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Brasília – DF

Graduanda no curso de Pedagogia. Voluntária do Programa de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia (UDF). Bolsista PIBID/CAPES (2018-2019).

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Publicado

20/04/2021

Como Citar

CADER-NASCIMENTO, F. A. A. A.; SARMANHO, J. D. L. da S. Alfabetização na perspectiva do letramento durante a pandemia. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 00, p. e021004, 2021. DOI: 10.30715/doxa.v22i00.14296. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14296. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

Relatos de Experiências