A teoria das inteligências múltiplas e a formação acadêmica de estudantes: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i00.15031

Palavras-chave:

Inteligências múltiplas, Ensino superior, Análise numérica e estatística do discente

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de aplicação da correlação canônica sobre a teoria das inteligências múltiplas (IM) em um grupo de estudantes universitários de áreas de conhecimento diversas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A ideia da pesquisa realizada é encontrar uma combinação entre a formação acadêmica dos estudantes (área de conhecimento escolhida) e as inteligências múltiplas. Algumas variáveis foram analisadas como forma de verificar se existe relação direta entre as IM e a escolha dos cursos ou áreas, como gênero, unidade acadêmica e semestre do curso. Pelos resultados obtidos, podemos concluir que existe correlação entre estas variáveis e as IM na formação de estudantes de graduação de diversas áreas e cursos na Universidade.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Pereira de Quadros, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus Carreiros, Rio Grande – RS

Centro de Ciências Computacionais – C3. TAE/Informática e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional – PPGMC.

Graciele Lima Sampaio, Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), Campus Centro, Pelotas – RS

Centro de Ciências Jurídicas Sociais e da Administração. Professora do Magistério Superior.

Diana Francisca Adamatti, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus Carreiros, Rio Grande – RS

Centro de Ciências Computacionais – C3. Professora do Magistério Superior.

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Publicado

25/06/2021

Como Citar

QUADROS, C. E. P. de; SAMPAIO, G. L.; ADAMATTI, D. F. A teoria das inteligências múltiplas e a formação acadêmica de estudantes: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 00, p. e021007, 2021. DOI: 10.30715/doxa.v22i00.15031. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/15031. Acesso em: 12 nov. 2024.