O dever de casa e sua relação com a zona de desenvolvimento proximal
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v22i00.15063Palavras-chave:
Educação, Dever de casa, Zona de desenvolvimento proximal, Família-escolaResumo
O presente texto propõe uma reflexão sobre um instrumento didático muito utilizado nas escolas para complementar os conteúdos trabalhados em classe, o dever de casa. Partindo do conceito científico de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD), desenvolvido pelo psicólogo russo Lev Vigotski (2007), buscamos compreender o sentido e o significado dessa política, tanto para a escola quanto para a família. Trata-se de um estudo qualitativo recorrendo-se uma revisão bibliográfica. Esta aponta que este instrumento de/para aprendizagem é um elo entre a família e a escola, (CARVALHO, 2004; 2006; CARNEIRO 2010; OLIVEIRA; MARINHO ARAÚJO, 2010; RESENDE, 2006; 2012; 2018), no entanto, revela também que os territórios escolares ainda necessitam refletir, estudar e discutir essa política-prática e seus modos de uso.
Downloads
Referências
AGUIAR, W. M. J. Consciência e atividade: categorias fundamentais da Psicologia Sócio-histórica. In: BOOK, A. M. B.; GONÇALVES, M. G. M.; FURTADO, O. (Orgs). Psicologia Sócio-histórica: Uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, p. 117-135. 2015
CARNEIRO, B. V. Dever de casa algumas reflexões. Revista Educação, vol. 2, Jundiaí, p.34-45. São Paulo, 2010.
CARVALHO, M. E. P. Escola como extensão da família ou família como extensão da escola? O dever de casa e as relações família–escola. Revista Brasileira de Educação, n.25, 94-104, 2004.
CARVALHO, M. E. P. O dever de casa como política educacional e objecto de pesquisa. Revista Lusófona de Educação, 2006, n. 8, 85-102, Lisboa, Portugal, 2006.
CARVALHO, M. E. P.; BURITY, M. H. Dever de casa: visões de mães e professora. XXVIII Reunião anual da ANPEd, Caxambu, MG, 2005.
FILHO, M. J. Acriança terceirizada: Os descaminhos das relações familiares no mundo contemporâneo 6 ed. Campinas, São Paulo, 2012.
FINO, N. C. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, vol. 14, n. 2, 2001, p. 1-13. Universidade do Minho. Braga, Portugal.
GONZÁLEZ REY, F., MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Psicologia educação e aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural histórica. São Paulo: Cortez, 2017.
MARQUES, R. A escola e os pais, como colaborar? Lisboa: Texto Editora, 1999.
OLIVEIRA, C. B. E.; MARINHO-ARAÚJO, C. M. Relação família-escola: intersecções e desafios. In: Estudos de Psicologia, vol. I 99-108, Campinas, São Paulo, 2010.
OLIVEIRA, M. K. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2009.
REGO, T. C. Vigotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro. Editora Vozes, 2014.
RESENDE, T. F. Dever de casa: questões em torno de um consenso. XXIX Reunião Anual da Anped, GT 14, Caxambu/MG, out. 2006.
RESENDE, T. F. Entre escolas e famílias: revelações dos deveres de casa. Paidéia, v. 18, n. 40, 385-398, Ribeirão Preto, 2008.
RESENDE, T. F. Dever de casa, espelho de desigualdades educacionais e sociais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 03, p. 159-184, set. 2012.
RESENDE, T. F.; CANAAN, M. G.; REIS, L. S.; OLIVEIRA, R. A.; SOUZA, T. C. S. Dever de casa e relação com as famílias na escola de tempo integral. Educação & Realidade, v. 43, n. 2, p. 435-456, abr./jun. Porto Alegre, 2018.
SOARES, E. R. M. O dever de casa no contexto da avaliação das aprendizagens. (Dissertação de Mestrado), Faculdade de Educação, UNB, Brasília, Distrito Federal, 2011.
SUEHIRO, A. C. B.; BORUCHOVITCH, E. Motivação para Leitura e Lição de Casa no Ensino Fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.35 p.1-11, São Paulo, 2019.
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Doxa. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.