Relato de experiência sobre Educação Sexual com crianças de 4 a 8 anos na clínica
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.15985Palavras-chave:
Educação sexual, Abuso sexual, Terapia cognitivo-comportamentalResumo
Pensar sobre o desenvolvimento de crianças requer ações que possibilitem também o desenvolvimento saudável da sexualidade na infância. O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre uma intervenção de educação sexual orientado pela terapia cognitivo-comportamental para crianças de 4 a 8 anos. Foi organizado um conjunto de 5 sessões, com duração de 40 minutos, utilizando-se de materiais lúdicos e pedagógicos para tratar do tema junto com três irmãos que estavam em processo de adoção. Os resultados mostraram que houve progresso no desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças, na forma da elaboração de brincadeiras, capacidade imagética, conhecimento do corpo e estabelecimento de limites seguros. Considera-se a educação sexual para crianças necessária para prevenir possíveis violências sexuais favorecendo o diálogo através de uma forma lúdica e não invasiva, respeitando os direitos das crianças e auxiliando seu pleno desenvolvimento.
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