Relato de experiência sobre Educação Sexual com crianças de 4 a 8 anos na clínica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.15985

Palavras-chave:

Educação sexual, Abuso sexual, Terapia cognitivo-comportamental

Resumo

Pensar sobre o desenvolvimento de crianças requer ações que possibilitem também o desenvolvimento saudável da sexualidade na infância. O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre uma intervenção de educação sexual orientado pela terapia cognitivo-comportamental para crianças de 4 a 8 anos. Foi organizado um conjunto de 5 sessões, com duração de 40 minutos, utilizando-se de materiais lúdicos e pedagógicos para tratar do tema junto com três irmãos que estavam em processo de adoção. Os resultados mostraram que houve progresso no desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças, na forma da elaboração de brincadeiras, capacidade imagética, conhecimento do corpo e estabelecimento de limites seguros. Considera-se a educação sexual para crianças necessária para prevenir possíveis violências sexuais favorecendo o diálogo através de uma forma lúdica e não invasiva, respeitando os direitos das crianças e auxiliando seu pleno desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Luana Luiza Galoni, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica – RJ – Brasil

Doutoranda em Psicologia.

Ilanna Pinheiro da Costa Medeiros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica – RJ – Brasil

Doutoranda em Psicologia.

Gabriela de Araújo Braz dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica – RJ – Brasil

Doutoranda em Psicologia.

Ana Cláudia de Azevedo Peixoto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica – RJ – Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia. Doutorado em Psicologia (UFRJ).

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

GALONI, L. L.; MEDEIROS, I. P. da C.; SANTOS, G. de A. B. dos; PEIXOTO, A. C. de A. Relato de experiência sobre Educação Sexual com crianças de 4 a 8 anos na clínica. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 23, n. 00, p. e022006, 2022. DOI: 10.30715/doxa.v23i00.15985. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/15985. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências