Ansiedade e universitários

Estudo de caso com estudantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.16898

Palavras-chave:

Universitários, Ansiedade, Transtorno de ansiedade generalizada, Saúde mental

Resumo

Os estudantes universitários têm grande propensão a possuírem graus elevados de ansiedade. Portanto, o principal objetivo desse estudo é medir a prevalência de sintomas de ansiedade e Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) com perguntas de aspecto sociodemográficos e escalas de autorrelato, sendo elas: Escala de Ansiedade de Beck (BAI) e General Anxiety Disorder -7 (GAD-7). Para análise foi utilizada estatística descritiva, além dos testes Kruskal-Wallis e Mann-Whitney U, e correlação de Spearman. Ao total participaram do estudo 400 alunos, e concluiu-se que a ansiedade esteve altamente presente nos alunos, além de sintomatologia de transtorno de ansiedade generalizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana da Silva Louzada, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM – Brasil

Aluna mestranda. Faculdade de Tecnologia.

Almir de Souza Pacheco, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM – Brasil

Professor Adjunto. Doutorado em Design, Fabricação e Gestão em Projetos Industriais (UPV).

Referências

ANDRIOLA, W. B.; ARAÚJO, A. C. Adaptação de alunos ao ambiente universitário: estudo de caso em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará. Revista Ensaio: Avaliação em políticas públicas em educação, v. 29, n. 1, p. 135-159, jan./mar. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/nqZZQwNrqFwffVBcNF79btb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2022.

ARIÑO, D. O.; BARDAGI, M. P. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicologia em Pesquisa, v. 12, n. 3, p. 44-52, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/23791. Acesso em: 08 jun. 2022.

BARROSO, S. M.; OLIVEIRA, N. R.; ANDRADE, V. S. Solidão e Depressão: Relações com características pessoais e hábitos de vida em universitários. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 35, n. 1, p. 1-12, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/gb4WHV8F5XW7XmrjyC5gPfg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 09 abr. 2022.

BECK, A. T.; STEER, R. A. Beck Anxiety Inventory. The Psychology Corporation, 1993.

BEE, H. O Ciclo Vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e simiologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed. 2008.

DIAS, A. C. G. et al. Dificuldades percebidas na transição para a universidade. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 20, n. 1, p. 19-30, jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/2030/203060783004/203060783004.pdf. Acesso em: 09 ago. 2022.

FAGUNDES, C. V. et al. O desempenho acadêmico como indicador de qualidade da transição Ensino Médio-Educação Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 84, p. 635–669, set. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/pmMZfDzDfshjDK7G8XDLPdc. Acesso em: 21 fev. 2022.

FERNANDES, M. A. et al. Prevalência de sintomas ansiosos e depressivos em universitários de uma instituição pública. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 5, p. 2298-2304, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/JwkL4F3S5DQGkmvx5ZP7cYQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 jun. 2022.

FIOCRUZ. Saúde mental de jovens preocupa universidades. Fiocruz, 1 out. 2017. Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/noticias/saude-mental-de-jovens-preocupa-universidades. Acesso em: 1 jul. 2022.

FONAPRACE; ANDIFES. IV Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação: Das instituições federais de ensino superior brasileiras 2014. Uberlândia: FONAPRACE; ANDIFES, 2016. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2021/07/IV-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES.pdf. Acesso em: 18 jan. 2022.

FRAGELLI, T. B. O.; FRAGELLI, R. R. Por que estudantes universitários apresentam estresse, ansiedade e depressão? Uma rapid review de estudos longitudinais. Revista docência do ensino superior, v. 11, n. 1, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/29593. Acesso em: 23 abr.2022.

HOLMES, D. S. Psicologia dos transtornos mentais. 2. ed. São Paulo: Artmed Editora S.A, 2007.

KINRYS, G.; WYGANT, L. E. Transtornos de ansiedade em mulheres: Gênero influencia o tratamento. Revista Brasileira Psiquiatria, v. 27, n. 2, p. 43-50, out. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/BFx4r3BVv54Vy9Hh7FfmJnk/?format=html&lang=pt. Acesso em: 05 jul. 2022.

LEÃO, A. M. et al. Prevalência e fatores associados à depressão e ansiedade entre estudantes universitários da área da saúde de um grande centro urbano do nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 4, p. 55-65, out./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/kyYq35bwkZKHpKRTjyqjMYz/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2022.

MALTONI, J.; PALMA, P. C.; NEUFELD, C. B. Sintomas ansiosos e depressivos em universitários brasileiros. Psico., v. 50, n. 1, p. 2-10, 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/29213. Acesso em: 13 ago. 2022.

MORENO, A. L. et al. Factor Structure, Reliability, and Item Parameters of the Brazilian-Portuguese Version of the GAD-7 Questionnaire. Trends in Psychology, v. 24, n. 1, p. 367-376, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-389X2016000100019&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 13 jun. 2022.

NASCIMENTO, J. R. P. D. et al. Fatores associados à ansiedade e depressão em estudantes universitários. Research, Society and Development, v.9, n. 9, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7533. Acesso em: 05 maio 2022.

OLIVEIRA, M. C. D. et al. Delineamento e Avaliação de um Programa de Adaptação Acadêmica no Ensino Superior. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 19, n. 1, p. 61-74, jan./jun. 2018. Disponível em: https://repositorium.uminho.pt/handle/1822/63263. Acesso em: 08 fev. 2022.

OLIVEIRA, R. E. C. D.; MORAIS, A. D. Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma Universidade Pública Federal do Estado do Paraná. Revista de Educação Pública, v. 24, n. 57, p. 547-568, set./dez. 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1796. Acesso em: 10 fev. 2022.

ROSA, J. L. Ansiedade, sexo, nível sócio-econômico e ordem de nascimento. Psicologia Reflexão e Crítica, v. 11, n. 1, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/9XXxMhT56t8SQ4sbzhzXwZs/?lang=pt&format=html. Acesso em: 15 jul. 2022.

RULL, M. A. P. et al. Estrés académico em estudiantes universitarios. Psicología y Salud, v. 21, n. 1, p. 31-37, 2011. Disponível em: https://psicologiaysalud.uv.mx/index.php/psicysalud/article/view/584. Acesso em: 20 ago. 2022.

SANTOS, R. B. et al. Perfil dos transtornos de ansiedade e fatores associados em universitários de um centro universitário de Teresina, Piauí. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, e14910615420, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15420. Acesso em: 13 abr. 2022.

SCHÖNHOFEN, F. L. et al. Transtorno de ansiedade generalizada entre estudantes de cursos de pré-vestibular. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 69, n. 3, p. 179-86, jul./set. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/7hsVqqtfxhcXZnhvNQ6LBJq/?lang=pt&format=html. Acesso em: 20 abr. 2022.

SILVA, A. T. B.; GUERRA, B. T. O impacto da depressão para as interações sociais de universitários. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 14, n. 2, p. 429-452, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4518/451844508004.pdf. Acesso em: 13 ago. 2022.

SPITZER, R. L. et al. A Brief Measure for Assessing Generalized Anxiety Disorder. Archives of internal medicine, v. 166, n. 1, p. 1092-1097, maio 2006. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/article-abstract/410326. Acesso em: 23 jun. 2022.

STRATTON, P.; HAYES, N. Dicionário de Psicologia. São Paulo: Pioneira Psicologia, 1994.

TRIGUEIRO, E. S. O. et al. Índices de depressão e ansiedade em estudantes de psicologia: Um estudo exploratório. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12897. Acesso em: 06 ago. 2022.

ZANCAN, R. K. et al. Estresse, Ansiedade, Depressão e Inflexibilidade Psicológica em Estudantes. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 749-767, maio/ago. 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4518/451870599020/451870599020.pdf. Acesso em: 18 abr. 2022.

Publicado

30/11/2022

Como Citar

LOUZADA, J. da S.; PACHECO, A. de S. Ansiedade e universitários: Estudo de caso com estudantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 23, n. 00, p. e022013, 2022. DOI: 10.30715/doxa.v23i00.16898. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/16898. Acesso em: 28 jan. 2023.