Ansiedade e universitários
Estudo de caso com estudantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.16898Palavras-chave:
Universitários, Ansiedade, Transtorno de ansiedade generalizada, Saúde mentalResumo
Os estudantes universitários têm grande propensão a possuírem graus elevados de ansiedade. Portanto, o principal objetivo desse estudo é medir a prevalência de sintomas de ansiedade e Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) com perguntas de aspecto sociodemográficos e escalas de autorrelato, sendo elas: Escala de Ansiedade de Beck (BAI) e General Anxiety Disorder -7 (GAD-7). Para análise foi utilizada estatística descritiva, além dos testes Kruskal-Wallis e Mann-Whitney U, e correlação de Spearman. Ao total participaram do estudo 400 alunos, e concluiu-se que a ansiedade esteve altamente presente nos alunos, além de sintomatologia de transtorno de ansiedade generalizada.
Downloads
Referências
ANDRIOLA, W. B.; ARAÚJO, A. C. Adaptação de alunos ao ambiente universitário: estudo de caso em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará. Revista Ensaio: Avaliação em políticas públicas em educação, v. 29, n. 1, p. 135-159, jan./mar. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/nqZZQwNrqFwffVBcNF79btb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2022.
ARIÑO, D. O.; BARDAGI, M. P. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicologia em Pesquisa, v. 12, n. 3, p. 44-52, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/23791. Acesso em: 08 jun. 2022.
BARROSO, S. M.; OLIVEIRA, N. R.; ANDRADE, V. S. Solidão e Depressão: Relações com características pessoais e hábitos de vida em universitários. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 35, n. 1, p. 1-12, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/gb4WHV8F5XW7XmrjyC5gPfg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 09 abr. 2022.
BECK, A. T.; STEER, R. A. Beck Anxiety Inventory. The Psychology Corporation, 1993.
BEE, H. O Ciclo Vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e simiologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed. 2008.
DIAS, A. C. G. et al. Dificuldades percebidas na transição para a universidade. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 20, n. 1, p. 19-30, jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/2030/203060783004/203060783004.pdf. Acesso em: 09 ago. 2022.
FAGUNDES, C. V. et al. O desempenho acadêmico como indicador de qualidade da transição Ensino Médio-Educação Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 84, p. 635–669, set. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/pmMZfDzDfshjDK7G8XDLPdc. Acesso em: 21 fev. 2022.
FERNANDES, M. A. et al. Prevalência de sintomas ansiosos e depressivos em universitários de uma instituição pública. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 5, p. 2298-2304, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/JwkL4F3S5DQGkmvx5ZP7cYQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 jun. 2022.
FIOCRUZ. Saúde mental de jovens preocupa universidades. Fiocruz, 1 out. 2017. Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/noticias/saude-mental-de-jovens-preocupa-universidades. Acesso em: 1 jul. 2022.
FONAPRACE; ANDIFES. IV Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação: Das instituições federais de ensino superior brasileiras 2014. Uberlândia: FONAPRACE; ANDIFES, 2016. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2021/07/IV-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES.pdf. Acesso em: 18 jan. 2022.
FRAGELLI, T. B. O.; FRAGELLI, R. R. Por que estudantes universitários apresentam estresse, ansiedade e depressão? Uma rapid review de estudos longitudinais. Revista docência do ensino superior, v. 11, n. 1, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/29593. Acesso em: 23 abr.2022.
HOLMES, D. S. Psicologia dos transtornos mentais. 2. ed. São Paulo: Artmed Editora S.A, 2007.
KINRYS, G.; WYGANT, L. E. Transtornos de ansiedade em mulheres: Gênero influencia o tratamento. Revista Brasileira Psiquiatria, v. 27, n. 2, p. 43-50, out. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/BFx4r3BVv54Vy9Hh7FfmJnk/?format=html&lang=pt. Acesso em: 05 jul. 2022.
LEÃO, A. M. et al. Prevalência e fatores associados à depressão e ansiedade entre estudantes universitários da área da saúde de um grande centro urbano do nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 4, p. 55-65, out./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/kyYq35bwkZKHpKRTjyqjMYz/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2022.
MALTONI, J.; PALMA, P. C.; NEUFELD, C. B. Sintomas ansiosos e depressivos em universitários brasileiros. Psico., v. 50, n. 1, p. 2-10, 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/29213. Acesso em: 13 ago. 2022.
MORENO, A. L. et al. Factor Structure, Reliability, and Item Parameters of the Brazilian-Portuguese Version of the GAD-7 Questionnaire. Trends in Psychology, v. 24, n. 1, p. 367-376, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-389X2016000100019&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 13 jun. 2022.
NASCIMENTO, J. R. P. D. et al. Fatores associados à ansiedade e depressão em estudantes universitários. Research, Society and Development, v.9, n. 9, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7533. Acesso em: 05 maio 2022.
OLIVEIRA, M. C. D. et al. Delineamento e Avaliação de um Programa de Adaptação Acadêmica no Ensino Superior. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 19, n. 1, p. 61-74, jan./jun. 2018. Disponível em: https://repositorium.uminho.pt/handle/1822/63263. Acesso em: 08 fev. 2022.
OLIVEIRA, R. E. C. D.; MORAIS, A. D. Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma Universidade Pública Federal do Estado do Paraná. Revista de Educação Pública, v. 24, n. 57, p. 547-568, set./dez. 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1796. Acesso em: 10 fev. 2022.
ROSA, J. L. Ansiedade, sexo, nível sócio-econômico e ordem de nascimento. Psicologia Reflexão e Crítica, v. 11, n. 1, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/9XXxMhT56t8SQ4sbzhzXwZs/?lang=pt&format=html. Acesso em: 15 jul. 2022.
RULL, M. A. P. et al. Estrés académico em estudiantes universitarios. Psicología y Salud, v. 21, n. 1, p. 31-37, 2011. Disponível em: https://psicologiaysalud.uv.mx/index.php/psicysalud/article/view/584. Acesso em: 20 ago. 2022.
SANTOS, R. B. et al. Perfil dos transtornos de ansiedade e fatores associados em universitários de um centro universitário de Teresina, Piauí. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, e14910615420, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15420. Acesso em: 13 abr. 2022.
SCHÖNHOFEN, F. L. et al. Transtorno de ansiedade generalizada entre estudantes de cursos de pré-vestibular. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 69, n. 3, p. 179-86, jul./set. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/7hsVqqtfxhcXZnhvNQ6LBJq/?lang=pt&format=html. Acesso em: 20 abr. 2022.
SILVA, A. T. B.; GUERRA, B. T. O impacto da depressão para as interações sociais de universitários. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 14, n. 2, p. 429-452, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4518/451844508004.pdf. Acesso em: 13 ago. 2022.
SPITZER, R. L. et al. A Brief Measure for Assessing Generalized Anxiety Disorder. Archives of internal medicine, v. 166, n. 1, p. 1092-1097, maio 2006. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/article-abstract/410326. Acesso em: 23 jun. 2022.
STRATTON, P.; HAYES, N. Dicionário de Psicologia. São Paulo: Pioneira Psicologia, 1994.
TRIGUEIRO, E. S. O. et al. Índices de depressão e ansiedade em estudantes de psicologia: Um estudo exploratório. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12897. Acesso em: 06 ago. 2022.
ZANCAN, R. K. et al. Estresse, Ansiedade, Depressão e Inflexibilidade Psicológica em Estudantes. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 749-767, maio/ago. 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4518/451870599020/451870599020.pdf. Acesso em: 18 abr. 2022.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Doxa. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.