Os desejos adormecidos nas notas de campo

Estudo sobre o pensamento biológico em currículos do YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.1.18181

Palavras-chave:

Desejos da natureza, Pedagogia queer, Currículos do YouTube, Netnografia, Sexopolítica

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a produção dos desejos da natureza em currículos do YouTube. Os currículos são práticas discursivas que constroem representações sobre desejos, gêneros, sexualidades e corpos, afetando formas de existência marcadas por abjetificação e normatização. Utilizando abordagem netnográfica e análise do discurso inspirada em Foucault, investigo o “Tinder da Natureza” e os possíveis matchs nessa rede intensificadora de relações. O discurso biológico reforça coerências e fluxos unidimensionais de desejo, enraizados em uma estrutura governamental cisheteropatriarcal ou de dominação sexopolítica. A heteronormatividade é identificada nos esforços contínuos que retratam a natureza como uma tecnologia que engloba apenas performances de machos e fêmeas, monogamia, competições e consumo excessivo de energia para encontrar um/a parceiro/a sexual. Portanto, é necessário pensar em composições curriculares que transcendam a cisheteronormatividade punitiva e culpabilizadora, pois os conhecimentos divulgados nos vídeos analisados legitimam movimentos conservadores, como a “ideologia de gênero” e o discurso religioso.

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Biografia do Autor

Matheus Reis Dantas, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED). Professor de Ciências da Natureza na Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL).

Lívia de Rezende Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED).

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Publicado

01/08/2023

Como Citar

DANTAS, M. R.; CARDOSO, L. de R. Os desejos adormecidos nas notas de campo: Estudo sobre o pensamento biológico em currículos do YouTube. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. esp.1, p. e023010, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.1.18181. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18181. Acesso em: 23 nov. 2024.