Adolescentes em situação de sofrimento no contexto escolar

O plantão psicológico em um colégio militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.19657

Palavras-chave:

Colégio Militar, Adolescentes, Acolhimento Psicológico, Psicologia Escolar e Educacional

Resumo

O presente artigo relata uma prática de acolhimento de adolescentes estudantes de um Colégio Militar situado no estado do Tocantins. A atividade fez parte de um estágio curricular supervisionado em Psicologia Escolar e Educacional. O público-alvo foi atendido na própria instituição escolar, no período entre março e junho de 2022. Realizou-se um total de 33 atendimentos na modalidade de Plantão Psicológico. Por meio da escuta oferecida nos plantões, constatamos relatos sobre conflitos interpessoais no ambiente escolar, crises nas relações com familiares e amigos, tristeza e sensação de abandono. Ademais, estudantes queixaram-se do rigor disciplinar e de supostos abusos de autoridade no ambiente escolar. As análises e discussões realizadas durante os encontros de supervisão do estágio evidenciaram a relevância do plantão psicológico como um dispositivo eficaz para a promoção do bem-estar e da saúde mental no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jayana Milhomem de Souza, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS/UFT).

Amoriara Milhomem F. de Oliveira, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Psicóloga residente do Plano Integrado de Residências em Saúde (PIRS).

Luana Bogo M. da Silva, Centro de Atenção Psicossocial Infantil

Psicóloga pesquisadora vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Palmas.  

Yasmin Coelho dos Santos Parreão, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS/UFT). 

Samuel Silva Miranda, Universidade Federal do Tocantins

Graduando do Curso de Psicologia. 

Ladislau Ribeiro do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Professor do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS/UFT). 

Referências

ABRAMOVAY, M; CASTRO, M. G; SILVA, A. P; CERQUEIRA, L. Diagnóstico participativo das violências nas escolas: falam os jovens. Rio de Janeiro: Flacso-Brasil, OEI, MEC, 2016.

ABRAMOVAY, M. Programa de prevenção à violência nas escolas. Brasília: Flacso Brasil, 2021.

ANTUNES, M. A. M. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia escolar e educacional, [S. l.], v. 12, p. 469-475, 2008.

ARAÚJO, S. M. S.; ROCINHOLI, F. L. Cartografias do Plantão Psicológico para adolescentes em contexto escolar. In: DURANGE, M. T. (org.). Cartografias do Plantão Psicológico para adolescentes em contexto escolar. [S. l.: s. n.], 2019. p. 180,

BECKER, D. O que é adolescência. [S. l.]: Brasiliense, 2017.

BENEVIDES, A. de A.; SOARES, R. B. Diferencial de desempenho de alunos das escolas militares: o caso das escolas públicas do Ceará. Nova Economia, [S. l.], v. 30, p. 317-343, 2020.

BEZERRA, E. do N. Plantão psicológico como modalidade de atendimento em Psicologia Escolar: limites e possibilidades. Estudos e Pesquisas em Psicologia, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 129-143, 2014. ISSN 1808-4281. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812014000100008. Acesso em: 08 jan. 2024.

BIANCHI, E. M. P. G. A revolução gerenciada: educação no Brasil, 1995-2002. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, n. 3, p. 883-885, 2008. DOI: 10.1590/S1415-65552008000300015.

BORTOLINI, A. Militarização das escolas e avanço reacionário: Uma perspectiva de gênero. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 92-119, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13508/9290. Acesso em 07 jan. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 14 out. 2024.

BRASIL. Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019. Institui o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10004.htm. Acesso em 14 out. 2024.

BRASIL. Índice de Desenvolvimento Escolar Básico (IDEB). Apresentação de Resultados. Ministério da Educação, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/ideb/apresentacao_ideb_2023.pdf. Acesso em 14 out. 2024.

EIZIRIK, M. F. As relações entre o saber e poder nas diversas dimensões da escola. In: GRESSI, E. P.; BORDIN, J. (org.). A paixão por aprender. Petrópolis: Vozes, 1993.

FERRO, A. S.; ANTUNES, A. A. Plantão psicológico: a construção de um" pro-jeto" sobre as vicissitudes humanas no espaço educacional, narrando a intertextualidade de uma experiência psicológica no Instituto Federal de Goiás. Revista Eixo, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1987.

MACHADO, A. M. A queixa escolar e seus encaminhamentos. Jornal do Conselho Regional de Psicologia - 6ª região, [S. l.], v. 14, p. 87, 1994.

MACHADO, A. M.; FONSECA, P. F. A escrita endereçada como prática de formação e construção de realidade. Mnemosine, [S. l.], v. 15, n. 1, 2019.

SANTOS, C.; PEREIRA, R. Militarização e Escola Sem Partido: duas faces de um mesmo projeto. Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 12, n. 23, p. 255-270, jul./out. 2018.

SANTOS, E. J. F.; ALVES, M. F. Militarização Da Educação Pública No Brasil Em 2019: Análise Do Cenário Nacional. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], v. 52, p. e09144, 2022.

SILVA, E. H. B. da; NEGREIROS, F. Violência nas escolas públicas brasileiras: uma revisão sistemática da literatura. Revista Psicopedagogia, [S. l.], v. 37, n. 114, p. 327-340, 2020. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0103-84862020000300006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 13 out. 2024.

OZELLA, S. AGUIAR, W. M. J. Desmistificando a concepção de adolescência. Cadernos de Pesquisa [online]. v. 38, n. 133, p. 97-125, 2008. DOI: 10.1590/S0100-15742008000100005.

OZELLA, S. Capítulo 1 - Adolescência: uma perspectiva crítica. In: KOLLER, S. H. (Org.). Adolescência e psicologia: concepções, práticas e reflexões críticas. Coordenação M. L. J. Contini. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Psicologia, 2002. p. 16-24. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/01/adolescencia1.pdf. Acesso em: 06 dez. 2023.

PATTO, M. H. S. A produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Queiroz, 1990.

VIARO, R. V. Militarização escolar, disciplina e subjetividades: reflexões a partir de Foucault. Revista Contemporânea de Educação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 189-206, 2022. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/44869. Acesso em: 14 out. 2024.

XIMENES, S. B.; STUCHI, C. G.; MOREIRA, M. A. M. A militarização das escolas públicas sob os enfoques de três direitos: constitucional, educacional e administrativo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 35, n. 3, p. 612-632, maio 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932019000300612&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2024.

ZANIANI, E. J. M. Infância(s) e adolescência(s): uma leitura sócio-histórica. In: SILVA, A. S. da (org.). Cadernos de socioeducação: fundamentos da socioeducação. Curitiba, PR: Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, 2018. Disponível em: https://www.justica.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/migrados/File/Caderno_Fundamentos_da_Socioeducacao__2.pdf. Acesso em: 04 jan. 2024.

Publicado

12/12/2024

Como Citar

SOUZA, J. M. de; OLIVEIRA, A. M. F. de; SILVA, L. B. M. da; PARREÃO, Y. C. dos S.; MIRANDA, S. S.; NASCIMENTO, L. R. do. Adolescentes em situação de sofrimento no contexto escolar: O plantão psicológico em um colégio militar. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 25, n. 00, p. e024011, 2024. DOI: 10.30715/doxa.v25i00.19657. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19657. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências