Adolescentes em situação de sofrimento no contexto escolar
O plantão psicológico em um colégio militar
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.19657Palavras-chave:
Colégio Militar, Adolescentes, Acolhimento Psicológico, Psicologia Escolar e EducacionalResumo
O presente artigo relata uma prática de acolhimento de adolescentes estudantes de um Colégio Militar situado no estado do Tocantins. A atividade fez parte de um estágio curricular supervisionado em Psicologia Escolar e Educacional. O público-alvo foi atendido na própria instituição escolar, no período entre março e junho de 2022. Realizou-se um total de 33 atendimentos na modalidade de Plantão Psicológico. Por meio da escuta oferecida nos plantões, constatamos relatos sobre conflitos interpessoais no ambiente escolar, crises nas relações com familiares e amigos, tristeza e sensação de abandono. Ademais, estudantes queixaram-se do rigor disciplinar e de supostos abusos de autoridade no ambiente escolar. As análises e discussões realizadas durante os encontros de supervisão do estágio evidenciaram a relevância do plantão psicológico como um dispositivo eficaz para a promoção do bem-estar e da saúde mental no contexto escolar.
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