Cada criança é uma?

Compreensões acerca da subjetividade entre professores de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.19697

Palavras-chave:

Constituição Psíquica, Educação, Psicanálise

Resumo

Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as compreensões de professoras de Educação Infantil a respeito do processo de constituição psíquica humana e a sua função na estruturação psíquica precoce. Os dados foram levantados através de entrevistas semiestruturadas e os resultados analisados a partir do método da análise de conteúdo. A partir das análises realizadas, foi possível perceber que, entre o grupo entrevistado, parece haver uma lacuna em sua formação docente, uma vez que não existe entendimento sobre a importância do seu fazer como fator estruturante na vida de seus alunos. Os resultados desta pesquisa nos conduzem à conclusão de que é fundamental garantir o reconhecimento da importância do entendimento da estruturação psíquica precoce em espaços escolares por parte dos educadores.

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Biografia do Autor

Natana Pissaia, Universidade de Passo Fundo

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Robert Filipe dos Passos , Universidade Federal do Amazonas

Docente na Faculdade de Psicologia. Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS).

Silvana Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.

Consuelena Lopes Leitão, Universidade Federal do Amazonas

Docente na Faculdade de Psicologia. Doutora em Antropologia Social (UFAM).

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Publicado

13/12/2024

Como Citar

PISSAIA, N.; PASSOS , R. F. dos; RIBEIRO, S.; LEITÃO, C. L. Cada criança é uma? : Compreensões acerca da subjetividade entre professores de educação infantil. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 25, n. 00, p. e024014, 2024. DOI: 10.30715/doxa.v25i00.19697. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19697. Acesso em: 24 jan. 2025.