Cada criança é uma?
Compreensões acerca da subjetividade entre professores de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.19697Palavras-chave:
Constituição Psíquica, Educação, PsicanáliseResumo
Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as compreensões de professoras de Educação Infantil a respeito do processo de constituição psíquica humana e a sua função na estruturação psíquica precoce. Os dados foram levantados através de entrevistas semiestruturadas e os resultados analisados a partir do método da análise de conteúdo. A partir das análises realizadas, foi possível perceber que, entre o grupo entrevistado, parece haver uma lacuna em sua formação docente, uma vez que não existe entendimento sobre a importância do seu fazer como fator estruturante na vida de seus alunos. Os resultados desta pesquisa nos conduzem à conclusão de que é fundamental garantir o reconhecimento da importância do entendimento da estruturação psíquica precoce em espaços escolares por parte dos educadores.
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