Produção da psicologia no Brasil sobre sucesso escolar
Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v26i00.20120Palavras-chave:
Psicologia educacional, Sucesso acadêmico, Escolas, Revisão Sistemática, BrasilResumo
A presente pesquisa apresenta um panorama de como o sucesso tem sido investigado nas pesquisas em psicologia escolar no Brasil. Foi realizada conforme os critérios metodológicos do PRISMA. Foram consultadas as bases: SciELO, PePSIC, LILACS, Portal CAPES e BVS-Saúde. A busca ocorreu por meio dos seguintes descritores: 1) “psicologia” AND “sucesso escolar”; 2) “psicologia” AND “sucesso” AND “escola”. O corpus final é composto por 10 artigos, organizados em três categorias. Os estudos que contaram com a participação dos alunos tiveram como resultado a atribuição, por parte destes, a causas internas como determinantes para o sucesso escolar, como o esforço e a inteligência. Os estudos que investigaram a relação da escola e dos professores com o sucesso escolar concluíram que a qualidade do ensino é essencial para o desempenho. Sugere-se trabalhar nas escolas as concepções dos estudantes relacionadas ao sucesso escolar e as facetas que o produzem.
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