Produção da psicologia no Brasil sobre sucesso escolar

Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v26i00.20120

Palavras-chave:

Psicologia educacional, Sucesso acadêmico, Escolas, Revisão Sistemática, Brasil

Resumo

A presente pesquisa apresenta um panorama de como o sucesso tem sido investigado nas pesquisas em psicologia escolar no Brasil. Foi realizada conforme os critérios metodológicos do PRISMA. Foram consultadas as bases: SciELO, PePSIC, LILACS, Portal CAPES e BVS-Saúde. A busca ocorreu por meio dos seguintes descritores: 1) “psicologia” AND “sucesso escolar”; 2) “psicologia” AND “sucesso” AND “escola”. O corpus final é composto por 10 artigos, organizados em três categorias. Os estudos que contaram com a participação dos alunos tiveram como resultado a atribuição, por parte destes, a causas internas como determinantes para o sucesso escolar, como o esforço e a inteligência. Os estudos que investigaram a relação da escola e dos professores com o sucesso escolar concluíram que a qualidade do ensino é essencial para o desempenho. Sugere-se trabalhar nas escolas as concepções dos estudantes relacionadas ao sucesso escolar e as facetas que o produzem.

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Biografia do Autor

Bruna Saraiva Candeira, Universidade de Brasília

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Piauí. Doutorado em andamento em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar na Universidade de Brasília (PGPDE/UnB), Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí, Especialista em Saúde Mental pela Faculdade da Região Serrana - FARESE e Especialista em Gestalt-Terapia pela Unyleya. Integra o Grupo de Pesquisas em Psicologia Escolar Crítica e Políticas (PECPol/UnB), vinculado ao CNPQ. 

Fauston Negreiros, Universidade de Brasília

Psicólogo, graduado pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009; 2012). Pós-Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2020). É Professor Associado III do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília/UnB e orientador de Mestrado e Doutorado do programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar/PGPDE e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura/PPGPsiCC. Presidente eleito da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Membro do Fórum Nacional de Medicalização da Educação e Sociedade. Coordenador do GT Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia/ANPEPP. 

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Publicado

15/05/2025

Como Citar

CANDEIRA, B. S.; NEGREIROS, F. Produção da psicologia no Brasil sobre sucesso escolar: Uma revisão sistemática . DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e025007, 2025. DOI: 10.30715/doxa.v26i00.20120. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/20120. Acesso em: 17 jun. 2025.