A psicologia na educação básica da rede pública do Piauí
uma análise de editais de concursos e processos seletivos
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v26i00.20563Palavras-chave:
Psicologia Escolar e Educacional, Educação Básica, Políticas PúblicasResumo
Esta pesquisa documental, de base exploratória e descritiva, trata da atuação de psicólogas escolares e educacionais no estado do Piauí, por meio da análise de editais de concursos públicos e processos seletivos. O objetivo dessa seleção e análise foi compreender as concepções e atribuições do cargo, as perspectivas teóricas e as questões centrais presentes nos editais, a fim de verificar em que grau eles refletem as disposições da Lei nº 13.935/2019. Foram selecionados seis editais publicados entre 2020 e 2024, contemplando seis regiões do Piauí. Realizou-se uma análise em torno das seguintes categorias: oferta do serviço, modalidades de contratação e efetivação da lei. Os principais resultados apontaram: disparidade significativa nas condições de contratação; predominância de contratos temporários; número reduzido de vagas; e desconhecimento sobre a real função do profissional de Psicologia em instituições educativas. Esses aspectos impactam diretamente a continuidade e a eficácia do trabalho da Psicologia Escolar e Educacional, evidenciando a necessidade de cumprimento da legislação e de efetivação da política pública.
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