Ensinar e aprender psicologia na escola: reflexões sobre o ensino engajado nas salas de aula
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v22i00.15386Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Psicologia, Metodologias ativas, EducaçãoResumo
Neste artigo propõe-se problematizar o ensinar e aprender psicologia nas salas de aula da educação básica a partir de um aporte teórico crítico e progressista. Através do recurso da metodologia ativa aplicada em uma disciplina de psicologia no ensino médio, cotejou-se o uso da técnica como proposta de um ensinar e aprender engajado, inventivo e transgressor em sala de aula, bem como refletir sobre as potências e possibilidades do ensino de psicologia como intervenção pedagógica no ensino médio. Utilizou-se o livro Ponciá Vicência, de Conceição Evaristo, para discussão sobre a produção de subjetividades, transtornos mentais e os impactos das desigualdades de raça, gênero e etnia na saúde mental. Por fim, as/os estudantes foram convidados a compartilhar suas impressões sobre a leitura e a relação dela com a disciplina através da técnica de post-its. Finaliza-se propondo um engajamento político da categoria em torno da defesa da psicologia no ensino médio.
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