Mães universitárias

desafios na conciliação entre maternidade e vida acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v26i00.20133

Palavras-chave:

Maternidade, Ensino Superior, Gênero

Resumo

A maternidade é uma experiência permeada pela constituição histórica, social e relacional do gênero, e ela ganha novas significações quando é vivenciada durante o percurso acadêmico. A pesquisa buscou compreender os desafios das alunas-mães inseridas no contexto da graduação. Para isso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com posterior análise a partir dos núcleos de significação. Foram identificados os desafios no que se refere à distância dos filhos, a escassez de políticas e os desafios na conciliação entre maternidade, vida acadêmica e trabalho. Essa conciliação é perpassada por desigualdades de gênero que implicam demandas de cuidado às mulheres. Demanda-se a implementação de políticas de apoio e permanência às alunas gestantes e mães.

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Biografia do Autor

Lais Ramos Sanches, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGPSI-UFSJ) tendo como orientação teórica a Psicologia Histórico-Cultural. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Mestra em Psicologia, na linha de pesquisa Instituições, saúde e sociedade, no PPGPSI-UFSJ, onde desenvolveu pesquisa no campo de álcool e outras drogas e políticas públicas. Atualmente atua como Professora Adjunta do curso de Psicologia da Faminas - Centro Universitário. Já atuou como Psicóloga Educacional no Ensino Superior, como Coordenadora do curso de Psicologia na Faminas, como Técnica de Nível Superior no Centro de Referência da Assistência Social e como Educadora Social no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. É Gestalt-terapeuta Unidocktor, possui pós-formação continuada em Gestalt-terapia pelo Instituto Ampliando Fronteiras, atua como Psicóloga Clínica e supervisora clínica.

Amanda Silvério Fernandes Alonso, Faculdade de Minas

Graduanda em Psicologia, FAMINAS MURIAÉ, com término em 2026. Sendo atualmente estagiária do CRAS II, pela Prefeitura de Carangola.

Marcelo Dalla Vecchia, Universidade Federal de São João del-Rei

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Licenciado em Psicologia e Psicólogo pela UNESP/Bauru; Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela USP e em Formação Superior de Profissionais de Saúde pela FIOCRUZ; Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela UNESP/Botucatu; com estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFJF. Na UFSJ, foi membro do Colegiado, vice-coordenador e coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia; do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do curso de graduação em Psicologia; e membro da Comissão de Extensão da UFSJ. Atuou como editor associado, editor geral e editor científico da revista Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; e foi membro da editoria de Saúde Mental do periódico Interface: Comunicação, Saúde e Educação. Atualmente é vice-presidente da Regional MG/ES da ABRAPSO; e faz parte do GT 02, A psicologia sócio-histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social, da ANPEPP. Faz parte da coordenação do Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da UFSJ (LAPSIHC-UFSJ). Bolsista de produtividade em pesquisa FAPEMIG/CNPq, dedica-se à pesquisa dos fundamentos e práticas da Psicologia Histórico-Cultural; da tradição marxista da determinação social do processo saúde-doença, e dos subsídios da teoria social marxiana e da Psicologia Social Latino-Americana para a abordagem dos processos grupais. contato: mdvecchia@ufsj.edu.br

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Publicado

05/05/2025

Como Citar

SANCHES, L. R.; ALONSO, A. S. F.; VECCHIA, M. D. Mães universitárias: desafios na conciliação entre maternidade e vida acadêmica. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e025005, 2025. DOI: 10.30715/doxa.v26i00.20133. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/20133. Acesso em: 21 maio. 2025.