Formação docente em tempos algorítmicos
implicações éticas do uso da inteligência artificial na educação a distância à luz da resolução CNE/CP NO. 4/2024
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v26i00.20370Palavras-chave:
Processos formativos, Sistemas generativos, Docência virtual, Implicações deontológicasResumo
Este estudo teve como objetivo analisar as implicações éticas do uso da Inteligência Artificial na formação docente em cursos de Educação a Distância, à luz da Resolução CNE/CP n.º 4/2024. Por meio de pesquisa qualitativa, de base bibliográfica e documental, evidencia-se que a adoção acrítica de recursos como tutoria automatizada, plataformas adaptativas e corretores algorítmicos compromete princípios formativos essenciais: mediação humana qualificada, articulação entre teoria e prática e avaliação dialógica. Os resultados apontam riscos de despersonalização pedagógica, aprofundamento das desigualdades educacionais e esvaziamento da dimensão ético-relacional da docência, em desacordo com as diretrizes da Resolução. Conclui-se que os sistemas generativos devem operar como tecnologia subsidiária, expandindo, e não substituindo, a mediação humana, com base na transparência algorítmica e no compromisso com a emancipação formativa.
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