Formação docente em tempos algorítmicos

implicações éticas do uso da inteligência artificial na educação a distância à luz da resolução CNE/CP NO. 4/2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v26i00.20370

Palavras-chave:

Processos formativos, Sistemas generativos, Docência virtual, Implicações deontológicas

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as implicações éticas do uso da Inteligência Artificial na formação docente em cursos de Educação a Distância, à luz da Resolução CNE/CP n.º 4/2024. Por meio de pesquisa qualitativa, de base bibliográfica e documental, evidencia-se que a adoção acrítica de recursos como tutoria automatizada, plataformas adaptativas e corretores algorítmicos compromete princípios formativos essenciais: mediação humana qualificada, articulação entre teoria e prática e avaliação dialógica. Os resultados apontam riscos de despersonalização pedagógica, aprofundamento das desigualdades educacionais e esvaziamento da dimensão ético-relacional da docência, em desacordo com as diretrizes da Resolução. Conclui-se que os sistemas generativos devem operar como tecnologia subsidiária, expandindo, e não substituindo, a mediação humana, com base na transparência algorítmica e no compromisso com a emancipação formativa.

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Biografia do Autor

Angela Maria Santos Rufino, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professora da UFAC e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFAC). Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos em Diversidade e Equidade Educacional (GPEDEE-UFAC).

Luiz Antonio Gomes Senna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro – (RJ) – Brasil. Doutor em Linguística Aplicada pela PUC-Rio. Professor Titular da área de Linguística Aplicada da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPED-UERJ).

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Publicado

29/08/2025

Como Citar

RUFINO, A. M. S.; SENNA, L. A. G. Formação docente em tempos algorítmicos : implicações éticas do uso da inteligência artificial na educação a distância à luz da resolução CNE/CP NO. 4/2024. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e025011, 2025. DOI: 10.30715/doxa.v26i00.20370. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/20370. Acesso em: 5 dez. 2025.