Indicativos de dotação em estudantes medalhistas da OBMEP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.16661

Palavras-chave:

Educação especial, Dotação, Medalhistas, OBMEP

Resumo

Este estudo investigou indicativos de dotação em estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A pesquisa configurou-se como Estudo de Caso. Participaram dois estudantes medalhistas da OBMEP e quatro professores. Foi aplicado um instrumento de sinalização de Dotação em dois professores de cada estudante medalhista. Percebeu-se, que eles apresentaram indicativos de Dotação, e, na comparação dos casos, foram encontrados dez (10) indicativos em comum, que se assemelham às características de Dotação e Talento na matemática; descritas na literatura especializada. Considerando a abrangência da OBMEP, no Brasil, o número de premiados e a subnotificação das matrículas de estudantes com Dotação e Talento no censo escolar, sugere-se, considerar os medalhistas em processos de identificação de Dotação e Talento no sistema escolar.

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Biografia do Autor

Lais Paoma de Oliveira, Rede Municipal de Ensino de Votorantim, Votorantim – SP – Brasil

Professora de Educação Especial. Mestrado em Educação Especial (UFSCar).

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP – Brasil

Professora Associada I. Departamento de Psicologia. Doutorado em Educação Especial (UFSCar).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

OLIVEIRA, L. P. de; RANGNI, R. de A. Indicativos de dotação em estudantes medalhistas da OBMEP. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 23, n. 00, p. e022011, 2022. DOI: 10.30715/doxa.v23i00.16661. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/16661. Acesso em: 19 abr. 2024.