Os efeitos de uma intervenção breve em uma escola pública: uma possibilidade de dizer

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i1.13362

Mots-clés :

Psicoterapia breve, Relatos de casos, Educação, Alfabetização.

Résumé

Relato de uma forma de intervenção breve em uma escola municipal da cidade de São Paulo, em área de grande vulnerabilidade. O objetivo é apresentar a experiência realizada e seus efeitos sobre as crianças. Duas crianças de 8 anos, passaram pelas entrevistas clínicas de orientação psicanalítica, em número de três a quatro, em atendimento individual. O relato analisa fragmentos dos dizeres dos envolvidos seguidos de uma síntese do ocorrido em cada entrevista. A análise dos dizeres das crianças foi colocada em relevo, a partir de suporte teórico da psicanálise de vertente lacaniana e indica que uma das crianças não apresenta dificuldades de aprendizagem e a outra, com questões psíquicas, já frequentava um CAPS (centro de atenção psicossocial). Os resultados mostram que, a partir da transferência, as crianças falam de si e de seus impasses e estes podem ser enfrentados de forma discursiva.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Regina Maria Ayres de Camargo Freire, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo – SP

Professora Titular do Departamento de Teorias e Métodos em Fonoaudiologia e Fisioterapia, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Doutorado em Educação (PUC-SP).

 

Pauline L. V. B. S. da Fonseca Herbach, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo – SP

Mestranda no PPG em Fonoaudiologia.

Ticiana Chiarastelli Salomão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo – SP

Psicóloga (USP). Pesquisa “ a alfabetização e seus avatares”.

Références

FERREIRA, T. Freud e o ato do ensino. In: LOPES, E. M. T. (Org.) A psicanálise escuta a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 107-149.

KOHARA, L. T. Relação entre as condições da moradia e o desempenho escolar: estudo com crianças residentes em cortiços. 2009. 297 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

MIRANDA, M. P. A educação de criança hoje: quando o excesso de sentido segrega o sujeito. In: SANTIAGO, A. L; CAMPOS, R. H. F. (Org). Educação de crianças e jovens na contemporaneidade: pesquisas sobre sintomas na escola e subjetividade. Belo Horizonte: Ed. PUC, 2011. p.101-113

SANTIAGO, A. L.; ASSIS, R. O que esse menino tem? 1. ed. Belo Horizonte. Editora Sintoma, 2015.

SEVCENKO, N. A cidade metastasis e urbanismo inflacionário: incursões na entropia paulista. Revista USP, São Paulo, n. 63, p. 16-35, set./nov. 2004.

Publiée

01/06/2020

Comment citer

FREIRE, R. M. A. de C.; HERBACH, P. L. V. B. S. da F.; SALOMÃO, T. C. Os efeitos de uma intervenção breve em uma escola pública: uma possibilidade de dizer. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 209–224, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i1.13362. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13362. Acesso em: 27 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiências