(In) sucesso escolar e medicalização: historicidade e alternativa a partir da teoria histórico-cultural

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DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i1.13656

Mots-clés :

Sucesso, Escolar, Medicalização.

Résumé

O artigo apresenta uma análise crítica da história da concepção do fracasso escolar e da medicalização. Pode-se observar a pesquisa histórica revela que as ideias atualmente em vigor sobre a concepção do fracasso escolar são resultado do processo histórico de desenvolvimento da sociedade no molde capitalista de produção, sendo que esta concepção está intrinsicamente relacionada ao processo de medicalização da educação. A partir da análise crítica baseada na Psicologia Histórico-cultural pode-se concluir que a medicalização não contribui para o processo educacional, e que, a alternativa recai sobre um processo adequado e sistematizado da educação, pois é por meio desta que se torna possível o desenvolvimento humano.

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Biographie de l'auteur

Maria do Carmo Gonçalves da Silva Lima, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR

Professora da Rede Municipal de Ensino de Maringá. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publiée

01/06/2020

Comment citer

GONÇALVES DA SILVA LIMA, M. do C. (In) sucesso escolar e medicalização: historicidade e alternativa a partir da teoria histórico-cultural. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 96–107, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i1.13656. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13656. Acesso em: 19 déc. 2024.