A formação docente: entre a regulação e a emancipação

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DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i00.14898

Mots-clés :

Formação docente, Educação, Neoliberalismo, Regulação, Emancipação

Résumé

Muito se tem falado acerca da formação docente. Não se trata de um discurso novo; entretanto, ganha a cada dia novos contornos, pois há uma preocupação latente quanto à formação de professores. Essa preocupação não diz respeito apenas à legitimidade dessa formação, mas ao modo como ela está ocorrendo, suas reais condições e seus cenários. O debate sobre formação de professores sempre esteve presente no cenário educacional brasileiro, girando em torno da docência, do currículo, da relação professor e aluno, do processo de ensino e aprendizagem e da articulação entre teoria e prática. Assim, trazemos para o foco de nossa discussão, o contexto político, econômico, cultural e social em que essas relações acontecem. As transformações que vêm ocorrendo em nível mundial, em especial os relacionados ao fenômeno da globalização, os avanços científicos e tecnológicos, além da adesão de um projeto neoliberal para educação, trazem consigo uma exigência imediata e urgente no sentido da profissionalização do magistério. Tudo isso motiva o questionamento com relação à formação e à atuação dos professores frente aos desafios impostos pela sociedade capitalista.

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Biographie de l'auteur

Sandra Cristina Morais Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro – RJ

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publiée

20/04/2021

Comment citer

SOUZA, S. C. M. A formação docente: entre a regulação e a emancipação. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 00, p. e021003, 2021. DOI: 10.30715/doxa.v22i00.14898. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14898. Acesso em: 18 juill. 2024.