A teoria das inteligências múltiplas e a formação acadêmica de estudantes: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i00.15031

Mots-clés :

Inteligências múltiplas, Ensino superior, Análise numérica e estatística do discente

Résumé

Este artigo apresenta uma análise de aplicação da correlação canônica sobre a teoria das inteligências múltiplas (IM) em um grupo de estudantes universitários de áreas de conhecimento diversas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A ideia da pesquisa realizada é encontrar uma combinação entre a formação acadêmica dos estudantes (área de conhecimento escolhida) e as inteligências múltiplas. Algumas variáveis foram analisadas como forma de verificar se existe relação direta entre as IM e a escolha dos cursos ou áreas, como gênero, unidade acadêmica e semestre do curso. Pelos resultados obtidos, podemos concluir que existe correlação entre estas variáveis e as IM na formação de estudantes de graduação de diversas áreas e cursos na Universidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Carlos Eduardo Pereira de Quadros, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus Carreiros, Rio Grande – RS

Centro de Ciências Computacionais – C3. TAE/Informática e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional – PPGMC.

Graciele Lima Sampaio, Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), Campus Centro, Pelotas – RS

Centro de Ciências Jurídicas Sociais e da Administração. Professora do Magistério Superior.

Diana Francisca Adamatti, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus Carreiros, Rio Grande – RS

Centro de Ciências Computacionais – C3. Professora do Magistério Superior.

Références

ARMSTRONG, T. Multiple intelligences in the classroom. 4. ed. [S. l.]: ASCD, 2017. 243p.

FÁVERO, L. P. et al. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

GARDNER, H. Frames of mind: the theory of multiple intelligences. New York: Basic Books, 1983.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

GONZÁLEZ-TREVIÑO, I. M. et al. Assessment of multiple intelligences in elementary school students in Mexico: An exploratory study, Heliyon, Volume 6, Issue 4, 2020.

HAIR JÚNIOR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

MARTINS, M. A. P. Contributions of the theory of multiple intelligences to the assessment of students' production in translator training courses. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 19, Issue: 71, 2011.

MINGOTI, S. A. Análise de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

PEREIRA, D. F.; SILVA, J. C. T. Um estudo sobre as inteligências múltiplas em estudantes de Psicologia. Revista UNIABEU, [S. l.], v. 10, n. 24, p. 126-142, 2017.

TRAVASSOS, L. C. P. Inteligências múltiplas. Revista de Biologia e Ciências da Terra, [S. l.], v. 1, n. 2, doc. sem paginação, 2001.

SABINO, M. A.; ROQUE, A., S. S. A teoria das inteligências múltiplas e sua contribuição para o ensino de língua italiana no contexto de uma escola pública. Revista Eletrônica dos Núcleos de Ensino da UNESP, São Paulo, p. 410-429, 2006.

VIEIRA, H. C.; CASTRO, A. E. de; SCHUCH JÚNIOR, V. F. O uso de questionários via e-mail em pesquisas acadêmicas sob a ótica dos respondentes. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 13., set. 2010, São Paulo. Anais […]. [São Paulo]: USP, 2010.

VISSER, B. A.; ASHTON, M. C.; VERNON, P. A. Beyond g: Putting multiple intelligences theory to the test. Intelligence, [S. l.], v. 34, p. 487-502, 2006.

Publiée

25/06/2021

Comment citer

QUADROS, C. E. P. de; SAMPAIO, G. L.; ADAMATTI, D. F. A teoria das inteligências múltiplas e a formação acadêmica de estudantes: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 00, p. e021007, 2021. DOI: 10.30715/doxa.v22i00.15031. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/15031. Acesso em: 22 nov. 2024.