O dever de casa e sua relação com a zona de desenvolvimento proximal

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DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i00.15063

Mots-clés :

Educação, Dever de casa, Zona de desenvolvimento proximal, Família-escola

Résumé

O presente texto propõe uma reflexão sobre um instrumento didático muito utilizado nas escolas para complementar os conteúdos trabalhados em classe, o dever de casa. Partindo do conceito científico de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD), desenvolvido pelo psicólogo russo Lev Vigotski (2007), buscamos compreender o sentido e o significado dessa política, tanto para a escola quanto para a família. Trata-se de um estudo qualitativo recorrendo-se uma revisão bibliográfica. Esta aponta que este instrumento de/para aprendizagem é um elo entre a família e a escola, (CARVALHO, 2004; 2006; CARNEIRO 2010; OLIVEIRA; MARINHO ARAÚJO, 2010; RESENDE, 2006; 2012; 2018), no entanto, revela também que os territórios escolares ainda necessitam refletir, estudar e discutir essa política-prática e seus modos de uso.

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Biographie de l'auteur

Alisson da Silva Souza, Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus, Santo Antônio de Jesus - BA

Coordenador pedagógico da Creche Criança Feliz I. Psicólogo (UFRB). Mestrado em Educação (UEFS).

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Publiée

25/06/2021

Comment citer

SOUZA, A. da S. O dever de casa e sua relação com a zona de desenvolvimento proximal. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 00, p. e021008, 2021. DOI: 10.30715/doxa.v22i00.15063. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/15063. Acesso em: 18 juill. 2024.