O dever de casa e sua relação com a zona de desenvolvimento proximal

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i00.15063

Mots-clés :

Educação, Dever de casa, Zona de desenvolvimento proximal, Família-escola

Résumé

O presente texto propõe uma reflexão sobre um instrumento didático muito utilizado nas escolas para complementar os conteúdos trabalhados em classe, o dever de casa. Partindo do conceito científico de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD), desenvolvido pelo psicólogo russo Lev Vigotski (2007), buscamos compreender o sentido e o significado dessa política, tanto para a escola quanto para a família. Trata-se de um estudo qualitativo recorrendo-se uma revisão bibliográfica. Esta aponta que este instrumento de/para aprendizagem é um elo entre a família e a escola, (CARVALHO, 2004; 2006; CARNEIRO 2010; OLIVEIRA; MARINHO ARAÚJO, 2010; RESENDE, 2006; 2012; 2018), no entanto, revela também que os territórios escolares ainda necessitam refletir, estudar e discutir essa política-prática e seus modos de uso.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Alisson da Silva Souza, Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus, Santo Antônio de Jesus - BA

Coordenador pedagógico da Creche Criança Feliz I. Psicólogo (UFRB). Mestrado em Educação (UEFS).

Références

AGUIAR, W. M. J. Consciência e atividade: categorias fundamentais da Psicologia Sócio-histórica. In: BOOK, A. M. B.; GONÇALVES, M. G. M.; FURTADO, O. (Orgs). Psicologia Sócio-histórica: Uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, p. 117-135. 2015

CARNEIRO, B. V. Dever de casa algumas reflexões. Revista Educação, vol. 2, Jundiaí, p.34-45. São Paulo, 2010.

CARVALHO, M. E. P. Escola como extensão da família ou família como extensão da escola? O dever de casa e as relações família–escola. Revista Brasileira de Educação, n.25, 94-104, 2004.

CARVALHO, M. E. P. O dever de casa como política educacional e objecto de pesquisa. Revista Lusófona de Educação, 2006, n. 8, 85-102, Lisboa, Portugal, 2006.

CARVALHO, M. E. P.; BURITY, M. H. Dever de casa: visões de mães e professora. XXVIII Reunião anual da ANPEd, Caxambu, MG, 2005.

FILHO, M. J. Acriança terceirizada: Os descaminhos das relações familiares no mundo contemporâneo 6 ed. Campinas, São Paulo, 2012.

FINO, N. C. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, vol. 14, n. 2, 2001, p. 1-13. Universidade do Minho. Braga, Portugal.

GONZÁLEZ REY, F., MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Psicologia educação e aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural histórica. São Paulo: Cortez, 2017.

MARQUES, R. A escola e os pais, como colaborar? Lisboa: Texto Editora, 1999.

OLIVEIRA, C. B. E.; MARINHO-ARAÚJO, C. M. Relação família-escola: intersecções e desafios. In: Estudos de Psicologia, vol. I 99-108, Campinas, São Paulo, 2010.

OLIVEIRA, M. K. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2009.

REGO, T. C. Vigotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro. Editora Vozes, 2014.

RESENDE, T. F. Dever de casa: questões em torno de um consenso. XXIX Reunião Anual da Anped, GT 14, Caxambu/MG, out. 2006.

RESENDE, T. F. Entre escolas e famílias: revelações dos deveres de casa. Paidéia, v. 18, n. 40, 385-398, Ribeirão Preto, 2008.

RESENDE, T. F. Dever de casa, espelho de desigualdades educacionais e sociais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 03, p. 159-184, set. 2012.

RESENDE, T. F.; CANAAN, M. G.; REIS, L. S.; OLIVEIRA, R. A.; SOUZA, T. C. S. Dever de casa e relação com as famílias na escola de tempo integral. Educação & Realidade, v. 43, n. 2, p. 435-456, abr./jun. Porto Alegre, 2018.

SOARES, E. R. M. O dever de casa no contexto da avaliação das aprendizagens. (Dissertação de Mestrado), Faculdade de Educação, UNB, Brasília, Distrito Federal, 2011.

SUEHIRO, A. C. B.; BORUCHOVITCH, E. Motivação para Leitura e Lição de Casa no Ensino Fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.35 p.1-11, São Paulo, 2019.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Publiée

25/06/2021

Comment citer

SOUZA, A. da S. O dever de casa e sua relação com a zona de desenvolvimento proximal. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 00, p. e021008, 2021. DOI: 10.30715/doxa.v22i00.15063. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/15063. Acesso em: 22 nov. 2024.