Contribuições para a prática da psicologia escolar e educacional em situações de luto

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v24i00.17209

Mots-clés :

Luto, Educação em relação à morte, Psicologia escolar

Résumé

Apesar de situações de luto não serem raras em escolas e de impactarem o desempenho acadêmico dos estudantes, sabe-se da dificuldade em abordar a educação sobre a morte nessas instituições. No intuito de contribuir para a prática de psicólogas escolares e educacionais no manejo de situações de luto, este estudo objetivou revisar o respectivo estado da arte disponível nas bases de dados PePSIC, SciELO Brasil e Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, sem restrição de data de publicação. Procedeu-se também a uma análise textual qualitativa de estudos selecionados, por meio de uma Classificação Hierárquica Descendente no software Iramuteq. Os resultados foram categorizados em categorias de análise que indicam, por um lado, o reconhecimento da necessidade de ações de educação sobre a morte e o luto e, por outro lado, as dificuldades de implementá-las no contexto escolar. Assim, propõem-se orientações complementares e específicas para a atuação de psicólogas nesse contexto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Raul Bruno Tibaldi Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Références

ALVES, E. G. R.; KOVÁCS, M. J. Morte de aluno: luto na escola. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 2, p. 403–406, 2016.

ASPINALL, S. Y. Educating children to cope with death: A preventive model. Psychology in the Schools, v. 33, n. 4, p. 341–349, 1996.

AYYASH-ABDO, H. Childhood Bereavement. School Psychology International, v. 22, n. 4, p. 417–433, 2001.

BRASIL, Ministério da Saúde. Banco de dados do Sistema Único de Saúde - DATASUS. Informações de Saúde, Sistema de Informações sobre Mortalidade. Brasília, DF: MS, 2022. Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/mortalidade-desde-1996-pela-cid-10. Acesso em: 25 ago. 2022.

BROWN, J. A.; JIMERSON, S. R.; COMERCHERO, V. A. Cognitive Development Considerations to Support Bereaved Students: Practical Applications for School Psychologists. Contemporary School Psychology, v. 19, n. 3, p. 103–111, 2015.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 513–518, 2013.

CARVALHO, E. C.; CARVALHO, L. V. Infância, perda e educação. Revista Psicologia em Pesquisa, v. 13, n. 3, p. 73–92, 2020.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil. Brasília, DF:CFP, 2008. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/atr_prof_psicologo.pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Psicólogas(os) e assistentes sociais na rede pública de educação básica: orientações para regulamentação da Lei no 13.935, de 2019. Brasília, DF: CFP, 2021. 50 p.

COSTELLOE, A.; MINTZ, J.; LEE, F. Bereavement support provision in primary schools: an exploratory study. Educational Psychology in Practice, v. 36, n. 3, p. 281–296, 2020.

DANTAS, J. B.; BORGE, J. E. R.; DUTRA, A. B. Entre a morte e a experiência da finitude: histórias e diálogos com o contemporâneo. Rev. NUFEN, Belém, v. 13, n. 1, p. 41–55, 2021.

DOMINGOS, B.; MALUF, M. R. Experiências de perda e de luto em escolares de 13 a 18 anos. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 3, p. 577–589, 2003.

DYREGROV, A. et al. Teachers’ perception of bereaved children’s academic performance. Advances in School Mental Health Promotion, v. 8, n. 3, p. 187–198, 2015.

ELSNER, T. L.; KRYSINSKA, K.; ANDRIESSEN, K. Bereavement and educational outcomes in children and young people: A systematic review. School Psychology International, v. 43, n. 1, p. 55–70, 2022.

GIARETTON, D. W. L. et al. A escola ante a morte e a infância: (des)construção dos muros do silêncio. Revista Brasileira de Educação, v. 25, e250035, 2020.

GOROSABEL-ODRIOZOLA, M.; LEÓN-MEJÍA, A. La muerte en educación infantil: algunas líneas básicas de actuación para centros escolares. Psicología Educativa, v. 22, n. 2, p. 103–111, 2016.

JEROME, A. Comforting children and families who grieve: Incorporating spiritual support. School Psychology International, v. 32, n. 2, p. 194–209, 2011.

KOVÁCS, M. J. Educação para a morte. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 25, n. 3, p. 484–497, 2005.

KOVÁCS, M. J. Educadores e a morte. Psicologia Escolar e Educacional, v. 16, n. 1, p. 71–81, 2012.

LANE, N.; ROWLAND, A.; BEINART, H. “No Rights or Wrongs, No Magic Solutions”: Teachers’ Responses to Bereaved Adolescent Students. Death Studies, v. 38, n. 10, p. 654–661, 2014.

MAEDA, T. S. Cemitério é lugar de criança? A visita guiada ao Cemitério Consolação como recurso para abordar a educação sobre a morte nas escolas. 2017. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

MELES, M. C. O adolescente vivenciando o luto pela morte de um dos genitores: repercussões na esfera escolar. 2014. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, 2014.

MELLO, G. R. E.; LIMA, L. P.; MOTA, D. C. B. Percepções e vivências do luto infantil: uma revisão narrativa da literatura brasileira. Revista Saber Digital, v. 14, n. 1, p. 70, 2021.

OPENSHAW, L. L. School-based support groups for traumatized students. School Psychology International, v. 32, n. 2, p. 163–178, 2011.

PAGE, M. J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, v. 372, n. 71, 2021.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37–50, 2006.

SANDOVAL, J.; SCOTT, A. N.; PADILLA, I. Crisis counseling: An overview. Psychology in the Schools, v. 46, n. 3, p. 246–256, 2009.

SERVATY-SEIB, H. L.; PETERSON, J.; SPANG, D. Notifying individual students of a death loss: practical recommendations for schools and school counselors. Death Studies, v. 27, n. 2, p. 167–186, 2003.

TABACZINSKI, C.; FRIGHETTO, J. Educação emocional em processos de luto na creche. Aletheia, v. 50, n. 1–2, p. 154–160, 2017.

Publiée

25/05/2023

Comment citer

NASCIMENTO, R. B. T. Contribuições para a prática da psicologia escolar e educacional em situações de luto. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. 00, p. e023003, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24i00.17209. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17209. Acesso em: 30 juin. 2024.