“Nada do que foi será”
Benefícios da atividade física para promoção da saúde mental
DOI :
https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.18845Mots-clés :
Saúde mental, Promoção da saúde, Atenção primária a saúde, Atividade físicaRésumé
O objetivo deste estudo foi apresentar os resultados da implementação de um programa de práticas de atividades físicas a um grupo de pessoas com diagnóstico de depressão e ansiedade na atenção primária à saúde. A intervenção teve duração de quatro meses, de agosto a novembro de 2022. Os participantes eram acompanhados pela atenção primária à saúde e faziam uso de medicamentos para tratamento da ansiedade e depressão. Os resultados indicam melhora no estado físico e mental, como evidenciado pelas categorias de análise: Melhor força e disposição; flexibilidade e melhor resistência; sociabilidade; e ampliação da saúde mental. A redução e retirada dos medicamentos psicotrópicos demostrou os efeitos benéficos da atividade física na promoção da saúde física e mental. Nesse contexto, recomenda-se que o trabalho do profissional de educação física seja ampliado na atenção primária à saúde, para que mudanças como as que ocorreram possam ser possíveis em populações com características similares.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, L. G. M. Educação física escolar, saúde e qualidade de vida no contexto da formação humana integral. 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal Paraíba, João Pessoa, 2020.
AMARAL, V. F. D.; SOUSA, B. D. S.; ARRUDA, L. P.; LOPES, R. E. Ações e práticas realizadas em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, [S. l.], v. 35, p. 7, 2022.
ARAÚJO, D. S. M. S.; ARAÚJO, C. G. S. Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 194-203, 2000.
AZEVEDO, D. M.; MIRANDA, F. A. N. Práticas profissionais e tratamento ofertado nos CAPSad do Municípios de Natal-RN: com a palavra a família. Escola Anna Nery, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 56-63, 2010.
BATISTA, C. L. F.; FERNANDES, L. H.; GEVAERD JÚNIOR, R. H.; LOPES, A. R.; MOMBELLI, M. A. Atributos da atenção primária à saúde: a teoria e a prática em uma unidade de saúde da família na perspectiva de acadêmicos de medicina. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 829-842, 2023.
BATISTA, W. S.; ORNELLAS, F. H. Exercício físico e depressão: relação entre o exercício físico e o grau de depressão. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, [S. l.], v. 7, n. 42, p. 474-482, 2013.
BAVOSO, D.; GALEOTE, L.; MONTIEL, J. M.; CECATO, J. F. Motivação e autoestima relacionada à prática de atividade física em adultos e idosos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 26-37, 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de atividade física para a população brasileira. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2021.
BUSS, P. M.; CARVALHO, A. I. Desenvolvimento da promoção da saúde no Brasil nos últimos vinte anos (1988-2008). Ciência e Saúde Coletiva, [S. l.], v. 14, n. 6, p. 2305-2316, 2009.
CORREA, A. R.; PEDRIALI, A. M. S.; QUEIROZ, T. S.; HUNGER, M. S.; MARTELLI, A.; DELBIM, L. R. Exercício físico e os transtornos de ansiedade e depressão. Revista Faculdades do Saber, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 1072-1078, 2022.
FERREIRA, M. S.; NAJAR, A. L. Programas e campanhas de promoção da atividade física. Ciência & Saúde Coletiva, [S. l.], v. 10, p. 207-219, 2005.
GOMES, M. A.; DUARTE, M. F. S. Efetividade de uma intervenção de atividade física em adultos atendidos pela estratégia saúde da família: programa ação e saúde Floripa - Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 44–56, 2012.
GRANERO-JIMÉNEZ, J.; LÓPEZ-RODRÍGUEZ, M. M.; DOBARRIO-SANZ, I.; CORTÉS-RODRÍGUEZ, A. E. INFLUENCE of physical exercise on psychological well-being of young adults: a quantitative study. International Journal of Environmental Research and Public Health, [S. l.], v. 19, n. 7, p. 4282, 2022.
HERNANDEZ, J. A. E.; VOSER, R. C. Exercício físico regular e depressão em idosos. Estudos e pesquisas em psicologia, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 718-734, 2019.
HOLLAND, G. J.; TANAKA, K.; SHIGEMATSU, R.; NAKAGAICHI, M. Flexibility and physical functions of older adults: a review. Journal of Aging and Physical Activity, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 169-206, 2002.
LAGO, C.; MORAIS, G.; GUARDA, F.; SIMÕES, P.; FARIAS, J. M. Relação do nível de atividade física habitual e consumo de medicamentos em usuários do Sistema Único de Saúde. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 373-380, 2016.
LOURENÇO, B. S.; PERES, M. A. DE A.; PORTO, I. S.; OLIVEIRA, R. M. P. DE; DUTRA, V. F. D. Physical activity as a therapeutic strategy in mental health: an integrative review with implication for nursing care. Escola Anna Nery, [S. l.], v. 21, n. 3, p. e20160390, 2017.
MACEDO, C. DE S. G.; GARAVELLO, J. J.; OKU, E. C.; MIYAGUSUKU, F. H.; AGNOLL, P. D.; NOCETTI, P. M. Benefícios do exercício físico para a qualidade de vida. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 19-27, 2012.
MALTA, D. C.; SZWARCWALD, C. L.; BARROS, M. B. de A.; GOMES, C. S. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal. Epidemiologia e Serviços de Saúde, [S. l.], v. 29, n. 4, p. e2020407, 2020.
MONTEIRO, T. A.; SILVESTRE, F. C. S. S. Relato de experiência com grupo de desmame de benzodiazepínico. In: CONGRESSO MINEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, 8., [S. l.], 2020. Anais do 8º Congresso Mineiro de Medicina de Família e Comunidade. Juiz de Fora: Revista de APS, 2020.
MORETTI, A. C.; ALMEIDA, V.; WESTPHAL, M. F.; BÓGUS, C. M. Práticas corporais/atividade física e políticas públicas de promoção da saúde. Saúde e Sociedade, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 346-354, 2009.
NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: Conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 7. ed. Florianópolis: Ed. do Autor, 2017. 362 p.
NASCIMENTO, M. S. Apresentação: Pandemia de COVID-19: Da descoberta de novos meios do educar aos sintomas de ansiedade na educação. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, [S. l.], v. 24, p. e023019, 2023.
OLIVEIRA, E. N.; AGUIAR, R. C. de; ALMEIDA, M. T. O. de.; ELOIA, S. C.; LIRA, T. Q. Benefícios da atividade física para saúde mental. Saúde Coletiva, [S. l.], v. 8, n. 50, p. 126-130, 2011.
WHO. World Health Organization. People with mental disabilities cannot be forgotten. Geneva: WHO, 11 dez. 2010. Disponível em: https://www.who.int/news/item/11-12-2010-people-with-mental-disabilities-cannot-be-forgotten. Acesso em: 06 maio 2023.
ROEDER, M. A. Benefícios da atividade física em pessoas com transtornos mentais. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 62-76, 2012.
SANDRI, A.; DELEVATTI, R. S.; MATIAS, T. S. Estratégias para promover motivação para a atividade física no contexto da atenção primária à saúde. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, [S. l.], v. 27, p. 1-7, 2022.
SILVA, M. A. S.; PAULA, M. A. B. Uso de recursos e estratégias pedagógicas na saúde da família. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 181-185, 2016.
SILVA, R. S.; SILVA, I. da; SILVA, R. A. da; SOUZA, L.; TOMASI, E. Atividade física e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 115-120, 2010.
SILVA, R. Y. C.; GALVÃO, A. M. do N.; SANTOS, E. A. dos; BARBOSA, A. C. dos S. Efeitos benéficos do exercício físico no tratamento da depressão: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1-9, 2022.
SOBRAL. Secretaria Municipal de Saúde. Territorialização das Pedrinhas. Sobral: Secretaria Municipal de Saúde, 2019. 38 p.
SOUZA, H. dos S. de; SANTOS, D. M. dos; XAVIER, G. H. C.; SANTANA, B. A.; OLIVEIRA, V. de; TERTULIANO, I. W. A influência da prática de atividade física no estado de humor de mulheres adultas. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 87-94, 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Doxa. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.