Português como Língua de Acolhimento em contexto (pós) pandêmico

Perspectivas para o ensino online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.19364

Palavras-chave:

Português como Língua de Acolhimento, Ensino e Aprendizagem de Línguas, Pandemia, Ensino On-line

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre as experiências, percursos e adaptação de um curso de PLAc para o ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19. Neste contexto, pautamo-nos teoricamente nos pressupostos de Braga (2013), Carvalho, Sataka e Rozenfeld (2023), Kenski (2005, 2008) sobre o Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras atrelado ao uso de tecnologias e Ançã (2003), Grosso (2010) e Costa e Silva (2020) acerca do ensino de PLAC. As reflexões sobre tal processo revelaram novos caminhos para garantir o acesso de qualidade ao ensino da Língua Portuguesa e cultura brasileira para pessoas em situação de refúgio por meio do uso da tecnologia e de ferramentas digitais em contexto on-line. Os resultados da pesquisa indicam que é possível trabalhar com PLAc a partir da perspectiva de interatividade on-line e que a continuidade do curso remoto foi essencial para a aprendizagem e consequentemente para a inserção deste público na sociedade brasileira. 

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Biografia do Autor

Bianca Mori, Universidade Estadual Paulista

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa.

Rafaela Moltocaro Teixeira Ferreira, Universidade Estadual Paulista

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa.

Nildicéia Aparecida Rocha, Universidade Estadual Paulista

Docente no Departamento de Letras Modernas.

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Publicado

28/05/2024

Como Citar

MORI, B.; FERREIRA, R. M. T.; ROCHA, N. A. Português como Língua de Acolhimento em contexto (pós) pandêmico: Perspectivas para o ensino online. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024018, 2024. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.19364. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19364. Acesso em: 30 jun. 2024.