Língua e cultura: as orientações curriculares para ensino de língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v5i1.12422

Palavras-chave:

Língua e cultura, OCEM, Política linguística, Discurso, Ensino e aprendizagem.

Resumo

O documento “Orientações Curriculares do Ensino Médio” valoriza a pluralidade e heterogeneidade da língua, o contato com o outro e a reflexão sobre as diversidades culturais. Diante de tal constatação, o objetivo deste artigo é verificar qual(is) conceito(s) de cultura emerge(m) por meio da leitura do documento e relacionar como vem sendo entendida no ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Para tal empreitada, mobilizamos, como marco metodológico e analítico, o conceito de interdiscurso, no escopo da Análise do Discurso de linha francesa. O que notamos, é que as OCEM sugerem um trabalho intrínseco entre língua/linguagem e cultura. Tais noções se completam, uma vez que a língua está na cultura e vice-versa. Embora não cite, a retomada analítica ao interdiscurso permite observar que a discursividade do documento trata de diversos autores. Este trabalho traz à luz conceitos muito importantes para o ensino e aprendizagem de línguas, além de ressaltar a importância deles.

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Biografia do Autor

Jessica Chagas de Almeida, Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara

Doutoranda bolsista CNPq pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP/FclAr), na linha de pesquisa em Ensino/Aprendizagem de línguas. Licenciada e Bacharela pela mesma instituição em Letras (Português/Espanhol). É revisora e tradutora (português-inglês) da Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/FclAr, Caderno de Campo: Revista de Ciências Sociais. É também professora de língua inglês e português como língua estrangeira no Projeto Universitário Laboratório de Línguas (LabLin) na UNESP/Botucatu, voltado à Extensão e vinculado ao Programa Idiomas Sem Fronteiras (ISF); na Faculdade de Medicina da UNESP/Botucatu, atua como colaboradora em disciplinas de língua inglesa na pós graduação. Atuou como profesora de língua portuguesa na cidade de Camaguey, para o programa Mais Médicos em 2013. Atualmente, tem interesse nos estudos de ensino/aprendizagem de línguas, políticas de línguas, análise do discurso e estudos foucaultianos. Professora de Português para estrangeiros, Português como língua materna e línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol).

Nildiceia Aparecida Rocha, Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara

Pós-doutora em Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp, câmpus de Araraquara (SP), Mestre em Estudos Literários também pela Unesp de Araraquara, pós-graduada em Língua, Literatura e Ensino de Língua Espanhola pela Unioeste de Foz do Iguaçu (PR), pós-graduada em "Docencia Universitaria" pela Universidad Nacional de Misiones, UNaM (Argentina), licenciada em Letras Português e Inglês pela Unesp de São José do Rio Preto (SP) e licenciada em Letras Português e Espanhol pela Facemed (Faculdade de Medianeira, PR). É professora Livre Docente do Departamento de Letras Modernas e da Pós-graduação em Línguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, de Araraquara (SP). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (GPEALE). Atua nas áreas de Análise de Discurso, Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, especialmente de Português e Espanhol como Língua Estrangeira. Coordena Subprojeto de Pibid Letras Espanhol. Autora de diversas publicações nacionais e internacionais. Membro de Corpo Editorial da Revista EntreLínguas (FCLAr/UNESP). Representante titular da Unesp no "Nucleo Disciplinario" PELSE (Português e espanhol língua estrangeira e segunda língua), na AUGM.

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Publicado

30/04/2019

Como Citar

ALMEIDA, J. C. de; ROCHA, N. A. Língua e cultura: as orientações curriculares para ensino de língua estrangeira. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 5, n. 1, p. 24–38, 2019. DOI: 10.29051/el.v5i1.12422. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/12422. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos