Formação de professores de português língua estrangeira e espanhol língua estrangeira
Abordagens de línguas próximas
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18613Resumo
Na atualidade de internacionalização das línguas nacionais, o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) e de Espanhol Língua Estrangeira (ELE) têm tido um importante crescimento. Este texto apresenta resultados de um estudo que identifica e analisa as diferentes e variadas abordagens (ou metodologias de ensino) de ensino e aprendizagem (VEZ, 2000), realizadas nas práticas de sala de aula de PLE segundo sua proximidade (ELIZAINCÍN, 1992) com a língua espanhola, em Cursos de Formação Docente. A partir dos estudos discursivos, verifica-se na(s) memória(s) discursiva(s) materializada(s) no corpus uma possível leitura interpretativa sobre o emprego das abordagens, com corpus composto de planos de ensino e entrevistas aos professores formadores. A análise mostra expressivo tratamento didático-metodológico com relação às questões de abordagens de ensino de português e espanhol e sua proximidade e também indícios da perspectiva interacionista sociodiscursiva.
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