Formação de professores de português língua estrangeira e espanhol língua estrangeira

Abordagens de línguas próximas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18613

Resumo

Na atualidade de internacionalização das línguas nacionais, o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) e de Espanhol Língua Estrangeira (ELE) têm tido um importante crescimento. Este texto apresenta resultados de um estudo que identifica e analisa as diferentes e variadas abordagens (ou metodologias de ensino) de ensino e aprendizagem (VEZ, 2000), realizadas nas práticas de sala de aula de PLE segundo sua proximidade (ELIZAINCÍN, 1992) com a língua espanhola, em Cursos de Formação Docente. A partir dos estudos discursivos, verifica-se na(s) memória(s) discursiva(s) materializada(s) no corpus uma possível leitura interpretativa sobre o emprego das abordagens, com corpus composto de planos de ensino e entrevistas aos professores formadores. A análise mostra expressivo tratamento didático-metodológico com relação às questões de abordagens de ensino de português e espanhol e sua proximidade e também indícios da perspectiva interacionista sociodiscursiva.

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Biografia do Autor

Nildiceia Aparecida Rocha, Universidade Estadual Paulista

Professora Associada junto ao Departamento de Letras Modernas (área de Língua Espanhola/LE) da Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara - UNESP.

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Publicado

20/11/2023

Como Citar

ROCHA, N. A. Formação de professores de português língua estrangeira e espanhol língua estrangeira: Abordagens de línguas próximas. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. esp.1, p. e023027, 2023. DOI: 10.29051/el.v9iesp.1.18613. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18613. Acesso em: 25 dez. 2024.