“Quanto mais contato com a língua inglesa, maior será a aprendizagem”

Percepções de professores de língua inglesa acerca da sua formação e do ensino no Projeto Plures na rede pública municipal de ensino de Blumenau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8i00.16087

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Inglês para anos iniciais, Inglês como língua franca, Formação Docente, Plures

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar a formação docente de professores de língua inglesa (LI) e suas percepções acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes que atuam nas Escolas de Educação Básica da Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau/SC, a partir da organização curricular Plures. Nessa organização, as Instituições de Ensino ofertam as línguas alemã e inglesa para os 4º e 5º anos. Este estudo de cunho qualitativo fez uso de questionário online, respondido por cinco professores, e entrevista semiestruturada, com três desses professores. Os resultados demonstram que se faz necessário fortalecer a formação inicial e continuada para trabalhar a LI com crianças bem como o conceito de inglês como língua franca em contraponto ao seu ensino como língua estrangeira. Em relação ao Plures, os discursos dos professores apontam que uma aula semanal não é suficiente para a exposição necessária à língua e as interações necessárias na língua para o desenvolvimento da proficiência linguística das crianças.

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Biografia do Autor

Ana Paula Söthe Winkler, Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Blumenau – SC – Brasil

Professora de anos iniciais. Pedagoga (FURB).

Cyntia Bailer, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – SC – Brasil

Docente nos cursos de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutora em Estudos da Linguagem (UFSC).

Caique Fernando da Silva Fistarol, Secretaria Municipal de Educação – (SEMED), Blumenau – SC – Brasil

Coordenador de Línguas Estrangeiras – Línguas Alemã e Inglesa e do Ensino Bilíngue Municipal. Mestre em Educação (FURB). 

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Publicado

30/03/2022

Como Citar

WINKLER, A. P. S.; BAILER, C. .; FISTAROL, C. F. da S. “Quanto mais contato com a língua inglesa, maior será a aprendizagem”: Percepções de professores de língua inglesa acerca da sua formação e do ensino no Projeto Plures na rede pública municipal de ensino de Blumenau . Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. 00, p. e022048, 2022. DOI: 10.29051/el.v8i00.16087. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16087. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos