O papel do professor como intelectual orgânico à luz de Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.11709Palavras-chave:
Professor, Intelectual orgânico, Antônio Gramsci.Resumo
O papel do professor como intelectual orgânico se dá num campo de batalha, que é a própria escola. Essa disputa refere-se à produção de uma concepção de mundo que seja coerente, articulado e orgânico de acordo com a vontade popular, a partir das relações pedagógicas entre todos os indivíduos que constituem o trabalho educativo vivo. Objetivamos compreender o papel do professor enquanto intelectual orgânico vinculado à escola envolvida no contexto de questões sociais, políticas e econômicas. Desenvolve-se o conceito de intelectual orgânico para a filosofia de Antônio Gramsci relacionando com a função do professor na sociedade capitalista. Neste texto, utiliza-se o ensaio científico como estratégia metodológica. Ademais, entende-se que quando houver a unidade entre teoria e prática no trabalho do professor, a práxis, o mesmo exercerá a função de intelectual orgânico vinculado às necessidades materiais e imateriais do grupo social na qual se faz parte, desta forma, o professor poderá ter sucesso no seu engajamento científico-filosófico, educativo-cultural e ético-político.
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