O papel do professor como intelectual orgânico à luz de Gramsci

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.11709

Palavras-chave:

Professor, Intelectual orgânico, Antônio Gramsci.

Resumo

O papel do professor como intelectual orgânico se dá num campo de batalha, que é a própria escola. Essa disputa refere-se à produção de uma concepção de mundo que seja coerente, articulado e orgânico de acordo com a vontade popular, a partir das relações pedagógicas entre todos os indivíduos que constituem o trabalho educativo vivo. Objetivamos compreender o papel do professor enquanto intelectual orgânico vinculado à escola envolvida no contexto de questões sociais, políticas e econômicas. Desenvolve-se o conceito de intelectual orgânico para a filosofia de Antônio Gramsci relacionando com a função do professor na sociedade capitalista. Neste texto, utiliza-se o ensaio científico como estratégia metodológica. Ademais, entende-se que quando houver a unidade entre teoria e prática no trabalho do professor, a práxis, o mesmo exercerá a função de intelectual orgânico vinculado às necessidades materiais e imateriais do grupo social na qual se faz parte, desta forma, o professor poderá ter sucesso no seu engajamento científico-filosófico, educativo-cultural e ético-político.

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Biografia do Autor

Rogério de Morais, Universidade Federal de São Carlos - campus - Sorocaba

Mestre em Educação pela Uiversidade Federal de São Carlos - campus - Sorocaba.

Arlindo Lins de Melo Júnior, Universidade Federal de São Carlos (UFsCar) - Campus sorocaba

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

 

Tiago Cesar Domingues, Universidade Federal de São Carlos - campus - Sorocaba.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - campus - Sorocaba.

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Publicado

02/01/2019

Como Citar

MORAIS, R. de; MELO JÚNIOR, A. L. de; DOMINGUES, T. C. O papel do professor como intelectual orgânico à luz de Gramsci. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 1, p. 147–159, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i1.11709. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11709. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos